Imagem Ilustrativa.

Governo do Estado iniciou, nesta quinta-feira (25), a distribuição do lote com 33.395 doses da vacina AstraZeneca e CoronaVac. Os imunobiológicos têm como público-alvo as comunidades quilombolas e ribeirinhas, idosos de 70 a 74 anos e trabalhadores da Saúde. 

O envio aconteceu de forma simultânea, do Aeroporto Internacional de São Luís e do Hangar do Centro Tático Aéreo da Polícia Militar.

Receberam os imunizantes, ainda nesta quinta-feira, as regionais de saúde de Açailândia, Imperatriz, Pedreiras, Barra do Corda, Presidente Dutra e São João dos Patos.



Neste lote, iremos dar início à vacinação de dois novos grupos, que são os quilombolas e ribeirinhos. Assim como nas demais distribuições já feitas pelo Governo do Estado, a logística para essas populações será a mesma, que já se mostrou eficaz e pontual”, disse o superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira.

As vacinas devem chegar ainda neste fim de semana aos seus destinos. Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), montou uma logística de forma a possibilitar um translado rápido e seguro. 

Para isso, foram utilizados um avião do tipo King Air, dois helicópteros e vans refrigeradas para transporte via terra.

Os imunizantes partem de São Luís para as sedes das Regionais de Saúde, que farão a distribuição para os respectivos municípios, conforme o quantitativo de doses para cada um. O percurso até as prefeituras segue com o apoio da Polícia Militar.

O Maranhão já recebeu 845.690, sendo 214.250 da AstraZeneca e 631.440 doses da CoronaVac. 

As doses enviadas são referentes ao quantitativo recebido no último sábado (20), quando o Maranhão recebeu 116.250 novas doses de vacinas AstraZeneca e 97.800 doses da CoronaVac. 

Ao todo, serão imunizadas 63% das populações quilombolas e ribeirinhas, assim como 3,4% de trabalhadores da saúde e 65% pessoas com 70 a 74 anos.



0 Comentários