Contato com água da enchente pode causar várias doenças.

As chuvas e as enchentes podem transmitir doenças como leptospirose, hepatite e micose, já que agentes infecciosos conseguem se espalhar mais facilmente.

Diante desta situação, deve-se evitar entrar em contato com a água da enchente, e caso seja necessário entrar para limpar a casa ou recuperar objetos, é preciso o uso de botas de plástico impermeáveis, ou cobrir as mãos e os pés com dois ou três sacos plásticos.

As chuvas e as enchentes podem ainda levar à proliferação do mosquito da dengue e para se proteger é necessário o uso de repelentes diariamente e nunca deixar a água parada, para evitar a proliferação do mosquito.

Saiba as principais doenças que podem ser causadas pela água da enchente.

Leptospirose.

A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria lepstopira que pode ser encontrada em fezes e urina de animais contaminados, especialmente ratos.

A transmissão da leptospirose não acontece de pessoa para pessoa, mas apenas pelo contato com as fezes e urinas de animais infectados pela bactéria, como gatos, ratos, porcos, cães e bovinos.

Cólera.

A cólera é uma doença infecciosa intestinal causada pela ingestão de uma bactéria que pode ser encontrada em água e comida contaminada por fezes de pessoas ou animais com a bactéria.

Malária.

A malária é comum em locais de clima quente, e que pode ter sua incidência aumentada em tempos de chuva. Isso pode acontecer devido ao acúmulo de água em alguns locais após as chuvas, o que favorece a proliferação do mosquito.

Micoses.

A micose é uma doença de pele causada por fungos e que pode aparecer após períodos de chuva devido à umidade.

Os fungos normalmente se proliferam em ambientes com muito umidade e poucos limpos. Assim, quando se usa um sapato com meia durante a chuva, por exemplo, é provável que caso o pé não seja secado corretamente, o fungo consegue se desenvolver.

Toxoplasmose.

A toxoplasmose, também conhecida como doença do gato é uma doença infecciosa causada pelo parasita Toxsoplasma Gondii, que pode ser transmitido por meio da ingestão de alimentos contaminados por esse parasita, consumo de leite não pasteurizado, transfusão sanguínea ou transmissão vertical, que é quando a gestante adquire a doença e não faz o tratamento correto, resultando na infecção do bebê.

Em períodos de chuva, os casos dessa doença podem aumentar pelo fato de promover o espalhamento mais fácil desse parasita e contato com alimentos e a água também contaminados.

Febre Tifóide.

A febre tifóide é uma doença infecciosa causada pela bactéria Salmonella Typhi, que pode ser encontrada em ambientes com baixas condições de saneamento e de higiene.

A transmissão da febre tifóide acontece por meio da ingestão de água e alimentos contaminados ou contato direto com uma pessoa portadora da doença.

Hepatite.

Alguns tipos de hepatite podem ser transmitidos em época de chuva, principalmente o vírus da hepatite A, que acontece por meio da ingestão de água contaminada com o vírus, além de alimentos ou fezes de pessoas contaminadas.

Em época de chuva, a disseminação do vírus se torna mais fácil. 

Como evitar doenças provocadas por enchentes.

Para evitar as doenças comuns de acontecerem durante e após as enchentes, é recomendado evitar entrar em contato com a água, pois pode estar contaminada, e quando a água baixar, lavar com cloro tudo o que foi molhado, pois assim é possível eliminar possíveis microrganismos nocivos.

É preciso ainda usar repelente nos dias a seguir as enchentes, só beber água clorada ou filtrada e comer alimentos que não tenham entrado em contato com as águas sujas da enchente.












0 Comentários