Outubro Verde é celebrado em Igarapé Grande.

A Prefeitura de Igarapé Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e através da equipe de ACS (Agentes Comunitários de Saúde) da Vila, realizou nesta terça-feira (26), testes rápidos e consultas com gestantes, em alusão ao Outubro Verde. Os trabalhos foram realizados no Posto de Saúde da Vila Dólar. 

A campanha Outubro Verde combate à sífilis congênita e tem como objetivo discutir a questão da doença no municipio e no Estado do Maranhão.

A questão levou em conta, a pandemia que afetou a importância do tratamento e a condução das crianças, que resultou na diminuição das consultas de pré-natal e do acompanhamento de gestantes o que eleva o aumento do risco de infecções congênitas, dentre elas a sífilis.

A doença se for diagnosticada e tratada adequadamente, a sífilis congênita, não há qualquer alteração no estado de saúde da pessoa. Em todo caso, se ignorada, pode haver sequelas irreversíveis no bebê e até causar a morte. Por isso, é fundamental que se faça a prevenção.

Adriano Amorim - Enfermeiro.

"Nós estamos fazendo um trabalho de combate a sífilis congênita, e aproveitamos para fazer teste rápido o todo o trabalho de prevenção com os cuidados necessários de gestação dasmulheres, inclusive o pré-natal", disse Adriano Amorim, enfermeiro da equipe da Vila.

A Prefeitura Municipal de Igarapé Grande, na pessoa do prefeito Erlânio Xavier (PDT), apóia os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Saúde no município.

Fonte: Blog Igarapé Grande de Todos.








0 Comentários