Imagem Ilustrativa.

Pagar a conta de energia com até 65% de desconto é direito das famílias brasileiras de baixa renda, cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). 

Esse importante benefício concedido pelo Governo Federal tem feito a diferença na vida de várias pessoas, principalmente durante a pandemia. 

No Maranhão, esse número tem crescido e a busca ativa para cadastrar essas famílias tem sido intensa.  De janeiro a junho de 2021, a Equatorial Maranhão contabilizou mais de 24 mil novas famílias cadastradas no TSEE. 

Em dezembro de 2020 eram 924.879 beneficiadas, e hoje já são 950.821 beneficiários em todo o Estado. 

Esse resultado é reflexo da parceria entre Equatorial, Secretaria de Desenvolvimento do Estado do Maranhão (Sedes), Federação dos municípios do Estado do Maranhão (Famem) e os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) dos municípios maranhenses.

A gerente de Relacionamento com Clientes da Equatorial Maranhão, Francila Soares, explica sobre os números. 

Hoje já temos mais de 950 mil famílias recebendo esse importante benefício em todo o Estado, mas nossa busca ainda não terminou, pois ainda há muitas famílias que podem receber esse desconto e não se cadastraram, ou estão com NIS (Número de Identificação Social) desatualizado. Nosso foco é conseguir alcançar as 225 mil famílias que podem pagar uma conta mais barata, mas ainda não tiveram acesso a este benefício. Quando essas famílias passam a receber os descontos, isso faz a economia do Maranhão girar e é bom para o consumidor, para o comerciante, pois esse dinheiro que seria destinado a pagar conta de energia, é injetado na economia local. Isso representa mais de 109 milhões de reais no primeiro semestre desse ano. Vale destacar também que o Maranhão é o 2ª estado do Brasil em famílias cadastradas nesse benefício.”,  relatou Francila.

Ao todo, já são 245.494 contemplados na região Centro do Maranhão. Contudo, 62.401 clientes que têm direito continuam sem receber o desconto, pois não estão cadastrados ou seus dados estão desatualizados junto ao CRAS. 

Em Pedreiras, 5.302 famílias são contempladas. O alerta, entretanto, é para os 494 potenciais clientes que ainda não usufruem dos benefícios da Tarifa.

Para quem deseja ter acesso ao benefício da Tarifa Social, a orientação é: se você não tiver o NIS, dirija-se até algum Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, levando a documentação pessoal para cadastrar o seu Número de Identificação Social. 

Para quem já possui o NIS, basta buscar um dos canais de atendimento da Equatorial Maranhão para solicitar adesão à Tarifa Social, pelo site www.equatorialenergia.com.br,  pelo WhatsApp no número (98) 2055-0116 ou presencialmente em um dos pontos de atendimento da Equatorial Maranhão

Critérios para ter direito à Tarifa Social de Energia Elétrica

Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional; OU 

Recebendo o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, nos termos dos arts. 20 e 21 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993; OU

Inscrito no Cadastro Único com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos que tenha residente portador de doença ou deficiência cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica; E

Estar classificado como as classes Residencial ou Rural na subclasse Residencial.

Para saber se você tem o NIS ou se ele ainda está ativo, ligue para a Central de relacionamento da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social: 0800 707 2003.   

Fonte: Assessoria de Imprensa da Equatorial.


0 Comentários