Busca Ativa Escolar para reduzir a evasão escolar em Pedreiras.

A Prefeitura de Pedreiras realizou na noite desta quarta-feira,09, a implantação do Programa Busca Ativa

O Programa é uma plataforma gratuita desenvolvida para ajudar os municípios no enfrentamento da exclusão escolar e a identificação, registro e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Durante o evento, a prefeita Vanessa Maia assinou o decreto que instituiu o Comitê do Busca Ativa que irá mobilizar a sociedade local para o enfrentamento dos problemas relacionados a evasão escolar em Pedreiras.



"Ao tomarmos conhecimento da situação em nosso município, prontamente aderimos ao programa, porque nosso objetivo não é somente reduzir os índices de evasão escolar, mas contribuir no desenvolvimento do futuro das nossas crianças e adolescentes", afirma. 

Na oportunidade também foi lançado o número (99). 982778925 para que a população possa avisar caso encontre alguma criança ou adolescente fora da escola.

Segundo a secretária de Educação, Maria do Amparo, em levantamento realizado pela Secretaria, cerca de 300 crianças estão fora da escola no município, e diante da nova modalidade de ensino, torna-se necessário que as instituições de ensino se reinventem para que se possa garantir a permanência do aluno dentro a escola.

"Nao basta apenas possuírmos um olhar social, é necessário um olhar sensível, para que possamos analisar todo o contexto, sobre o motivo do aluno está fora da escola. Sabemos que são diversos fatores, e é  primordial conhecer para que se possa transformar, e será através do Busca Ativa em parceria com as demais instâncias que conseguiremos mudar essa realidade", pontua.







0 Comentários