Ex-prefeito Jânio Balé.

Jânio de Sousa Freitas ou simplesmente Jânio Balé, como é conhecido, sempre foi um líder nato, uma pessoa simples e chamado por muitos como o "pequeno grande homem" ou até de o "pai da pobreza" em Trizidela do Vale.

Jânio Balé foi prefeito de Trizidela do Vale no período 2005 a 2012, em uma época em que o povo do município clamava por liberdade, trabalho e dias mais prósperos.

Ao assumir em 2005, Jânio Balé teve como prioridade organizar toda a parte de recursos humanos do município, pois na época não se sabia nem quem de fato era funcionário municipal, sendo que imediatamente foi feito um recadastramento de servidores para saber quem estava com seus salários atrasados e uma abertura de contas foi autorizada para que todos pudessem receber seus vencimentos no banco, diferente da época em que todos recebiam na própria prefeitura.

 

A partir dai, Trizidela do Vale começou a viver novos tempos, as pessoas viviam livres e felizes e com liberdade para expressar seus pensamentos sem medo de qualquer represália, por meio de uma gestão que ficou entre as 10 melhores do Maranhão na época.

Jânio Balé foi a luta e trabalhos importantes começaram a aparecer, fazendo com que o município alavancasse rumo ao desenvolvimento. Grandes obras começaram a surgir e a cidade começou a viver uma outra realidade.

Só para ter uma ideia destes trabalhos, Jânio Balé conseguiu para a Trizidela do Vale o Sistema de Abastecimento de Água, uma obra gigantesca que fez com que o município tivesse sua própria estação de tratamento de água.

 

O Estádio Municipal não existia, apenas um muro cercava o terreno do local que deveria funcionar uma praça esportiva, sendo que imediatamente, Jânio Balé construiu um belo e moderno estádio que antes vivia abandonado.

Ainda no governo do ex-prefeito, dezenas de ruas foram asfaltadas, sendo que esse mesmo asfalto também chegou à comunidades importantes como Morro dos Caboclos, Centro do Meio e Transual, localidades que sofriam com poeira no verão e lama no inverno.

Vários postos de saúde foram construídos no governo do ex-prefeito Jânio Balé, entre eles, o Centro de Saúde Dr. Pedro Barroso no Bairro Aeroporto, sem contar que foi no governo do ex-prefeito que Trizidela do Vale teve a construção do seu primeiro hospital público, hoje completamente reconstruído pelo atual prefeito Fred Maia.


 

Um dos momentos mais críticos vividos pela população de Trizidela do Vale é a questão da enchente do Rio Mearim, mas durante o seu governo, Jânio Balé sempre esteve ali presente, pessoalmente, ajudando na retirada das famílias atingidas e fazendo o seu papel como gestor.

No período de enchente, durante o seu governo, toda a assistência foi prestada aos desabrigados com a distribuição de milhares de cestas básicas, leite, pão, sopa, medicamentos e até mesmo gás de cozinha, pois Jânio Balé não conseguia ver as pessoas cozinhando no carvão.

E se você pensa que acabou, pode esperar que tem mais! Jânio Balé abriu o Residencial Monte Cristo com a construção de 850 casas que foram entregues à população mais carente, pessoas que hoje tem uma moradia digna. Já no Transual, 40 casas foram construídas e entregues.

Cerca de 200 casas de taipa foram substituídas por casas de alvenaria em Trizidela do Vale. O Bairro Luis Carroceiro foi aberto na gestão de Jânio Balé, que inclusive concluiu a pavimentação da Avenida Coronel Manoel Inácio, ligando o Aeroporto ao Santo Antônio dos Oliveiras.

Quando prefeito, Jânio Balé construiu dezenas poços artesianos, levando água de qualidade para a população da zona rural, construiu a escola da Boa Vista do Pompeu, que antes funcionava em um galpão de taipa.


 

Jânio Balé também teve muito apreço e reconhecimento com os servidores públicos, sempre mantendo seus salários em dia e pagando inclusive 15º salário aos professores da rede municipal de educação, situação jamais vivida por esses profissionais, isso sem contar com dezenas e dezenas de outros trabalhos importantes desenvolvidos em sua gestão.

Sem sombras de dúvidas, Jânio Balé deixou um grande legado de trabalho e desenvolvimento em todo o município, sendo que ainda hoje tem o respeito e admiração por parte das pessoas, onde é considerado até nos dias atuais como o verdadeiro "pai da pobreza" em Trizidela do Vale.

Em conversa com o Blog do Coutinho Neto, o ex-prefeito disse: "Enquanto vida eu tiver, eu estarei aqui para ajudar o nosso povo como eu sempre fiz. Eu nunca me omiti em ajudar uma pessoa quando ela precisa, e não vai ser agora que vou parar".

 







1 Comentários