O pretenso candidato a vereador pelo PSB-40 na cidade de Pedreiras-MA, Webert CABELUDO, pedreirense, união estável, comerciante, Bacharel em Direito e em Enfermagem, filho da empresária Dona Eunice e do ex-vereador Pulú, no exercício, de uma nova politica, consubstanciada no conhecimento, vem a público, explicar o sistema proporcional eleitoral, utilizado nas eleições para os cargos do poder legislativo, imposto pelo Código Eleitoral Brasileiro que possibilita que um candidato com menos votos seja eleito e que outro com mais votos saia derrotado. 

O formato proporcional não se caracteriza como uma competição individual de popularidade entre os candidatos a vereador, na verdade ocorre uma disputa entre os partidos, disciplinada pelo quociente eleitoral (QE) que nada mais é do que o resultado da divisão do número de votos válidos pela quantidade de vagas da Câmara Municipal. 

Na cidade de Pedreiras-MA em 2016, tivemos 22.071 votos válidos que divididos pelas 13 cadeiras de vereador resultou no QE de 1.698 votos. 

Adotando-se o quociente eleitoral do ano de 2016, podemos afirmar que um partido elegerá 01 (um), 02 (dois) ou 03 (três) vereadores quando obtiver 1.698, 3.396 ou 5.094 votos válidos respectivamente. 

Sabendo-se que em Pedreiras cada partido poderá lançar até 20 (vinte) candidatos, destes no máximo 14 homens e no minimo 06 mulheres. 

Numa hipótese, em que um partido tenha 19 (dezenove) candidatos com 81 votos um pelo outro. O vigésimo candidato será eleito se obtiver 170 votos.

Ocorrendo sobra de vagas, divide-se o número de votos válidos do partido, pelo número de lugares obtidos mais a unidade (01). Quem alcançar o maior resultado assume a cadeira restante.

Diante deste cenário supramencionado, salta aos olhos de toda e qualquer pessoa sensata o quão é importante para o resultado da eleição o candidato escolher estrategicamente o seu partido.

Em virtude da elucidação ante exposta, busquei um partido onde houvesse equilíbrio financeiro e ideológico entre os 20 (vinte) pretensos candidatos e em especial a ausência  de vereadores buscando reeleição. 

Minha busca me encaminhou ao PSB-40, partido que conta com um Diretório Municipal comprometido com as praticas da nova politica e com o combate a corrupção. 

Atenciosamente 

Webert CABELUDO.

1 Comentários

  1. Pedreiras merece renovar ! E vejo neste candidato a capacidade de pleitear uma vaga! VAI nesta tua força amigo...

    ResponderExcluir