As rádios comunitária são pequenas estações de rádio que funcionam com um único objetivo de servir toda à comunidade e que deve funcionar com baixa potência (25 watts) com a cobertura restrita de 1 km, a partir da antena retransmissora.

Podem fazer uso do serviço de radiodifusão comunitária apenas associações e fundações comunitárias sem fins lucrativos, ou seja, uma rádio comunitária não pode ter dono e pertence à comunidade na qual ela faz parte.

Só que em São Luis Gonzaga do Maranhão as coisas funcionam de forma diferente, pois a Rádio FM Sucesso, trabalha não para a comunidade, mas sim para o grupo político que lhe patrocina com o único objetivo de criticar diariamente a administração do município.

O mais intrigante nisso tudo é que até na vinheta da rádio é citado o nome de uma ex-prefeita como diretora administrativa da rádio, dando a entender que a emissora realmente tem dono e que esse dono não é a comunidade local.

Na manhã desta sexta-feira (19), alguns apresentadores da referida rádio mostraram que a emissora foge completamente à regra daquilo que foi criada e para apresentarem um programa, usam métodos cheios de baixarias e esculhambações e a presença de no mínimo 6 (seis) homens armados como forma de querer intimidar à população e aliados do prefeito da cidade.

De acordo com as informações recebidas pela redação do Blog do Coutinho Neto, os referidos homens armados seriam policiais militares à paisana.

As ameaças vão além do programa de rádio, pois até em grupos de WhatsApp, um dos locutores da emissora chamou um determinado blogueiro para comparecer na rádio, como quem diz: "Vem que nós estamos te esperando".

A verdade é que a população e os cidadãos de bem repudiam todo e qualquer tipo de atitude desta natureza, em que pessoas são ameaçadas pelo simples fato de não fazerem parte de um grupo político que busca de todas as formas atrapalhar a administração municipal.

Esperamos que àqueles que se dizem profissionais da comunicação, realmente saibam e entendam qual o verdadeiro papel de uma rádio comunitária e que tais fatos não se repitam mais, pois os cidadãos não podem viver sob ameaças daqueles que se acham poderosos.





0 Comentários