Imagem Ilustrativa.

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Trizidela do Vale confirmou um caso de Covid-19 (coronavírus) em uma mulher de 41 anos, moradora do Bairro Aeroporto.

Após essa informação, os profissionais de saúde começaram a buscar informações e investigações sobre as pessoas que tiveram um contato mais direto com a mulher nos últimos dias.

Duas dessas pessoas nas quais tiveram um contato mais próximo (namorado) e uma filha dele, fizeram um teste rápido financiado pelo município, sendo que o resultado do exame saiu neste sábado (18) pela manhã e deu como resultado "reagente IGG e não reagente IGM", o que significa dizer que eles tiveram a doença a mais ou menos 14 dias atrás, criaram anticorpos e estão livres da doença (curados).

De acordo com Amanda Giordana Chaves Silva Carvalho, coordenadora da Vigilância Epidemiológica em Trizidela do Vale, essas duas pessoas desenvolveram a doença de forma assintomática (sem sintomas) e que essa notícia foi motivo de muita alegria para todos.

Amanda Giordana informou ainda que existem mais outras duas pessoas que tinham um contato mais direto com a mulher diagnosticada com coronavírus, que ainda necessitam da realização dos exames que não foram feitos ainda por falta de exames na cidade, mesmo em laboratórios particulares.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, as pesquisas científicas não mostram se quem já teve Covid-19 pode voltar a ter ou ficar imune, mas pelo menos nestes dois casos as pessoas foram devidamente curadas e não são no momento agentes transmissores da doença.


5 Comentários

  1. Falta esclarecer que mesmo assintomáticas, essas pessoas foram fonte de infecção para outras pessoas que também podem estar assintomáticas.. Ou seja o vírus está circulando na região. Em média 80% dos infectados não manifestam sintomas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assintomáticas que não apresentam nenhum tipo de sintoma. Pode sim essas pessoas terem passado para outras pessoas. É aguardar e continuar com os cuidados que se deve ter.

      Excluir
  2. Não entendi bem, se as pessoas já estão curada, então não foram elas que tiverao contato com a mulher e sim a mulher e que teve contato com eles, ou estou negando? já que as pessoas já estão curada, e a mulher estar doente, segundo o jornais os sintomas se agrava com 14 dias. ... Não entendi alguém me explica essa situação?.... quem contaminou quem...

    ResponderExcluir
  3. Elas tiveram contato com a pessoa infectada. Só que a doença não se manifestou nelas e de acordo com o exame foram curadas. Isso depende de cada organismo.

    ResponderExcluir