Foto: Reprodução.

O secretário de Direitos Humanos do Maranhão, Francisco Gonçalves, confirmou, no início da tarde desta terça-feira (31), a morte da liderança indígena Zezico Rodrigues Guajajara, próximo à aldeia Zutiua, no município de Arame.

Em nota, a Secretaria de Direitos Humanos afirma que já acionou a Secretaria de Segurança Pública (SSP) que acompanha o caso.

“A liderança indigena da terra indígena Araribóia e diretor do Centro de Educação Escolar Indígena Azuru, Zezico Rodrigues Guajajara, foi encontrado morto à tiros, na estrada da Matinha, próximo à aldeia Zutiua, no município de Arame. 

A Secretária de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) já acionou, através da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), a Força Tarefa de Proteção a Vida Indigena, a FT-Vida. 

O secretário Francisco Gonçalves, disse que o crime pode está ligado ao fato de que a liderança teria sido vítima de madereiros, pois ele vinha sendo ameaçado e vinha evitando andar pela região.

A outra hipótese é de que a área vive em conflitos internos e isso, na opinião de Francisco Gonçalves pode provocar novas mortes.

O secretário Jefferson Portela disse em entrevista à Rádio Mirante AM que equipes da SSP já estão no local para os levantamentos do crime de execução da liderança indígena.

Foto: Divulgação/CIMI


0 Comentários