A Secretaria Municipal de Cultura de Trizidela do Vale, realizou na tarde desta quinta-feira (19) em comemoração ao Dia do Teatro, uma tarde de jogos teatrais, trabalhando a expressão corporal, expressão vocal, desibinição, autocontrole e improvisação.

A tarde de atividades teatrais aconteceu no Colégio Messias Rodrigues de Sousa com os alunos do 9° ano, permitindo que os mesmo interagissem entre si nas salas de aula, eliminando barreiras frequentemente encontradas entre os grupos de alunos.

As crianças e adolescentes puderam interpretar vários personagens e neste processo acabam descobrindo mais sobre eles mesmos e passam a ter mais conhecimento.

O Teatro tem um papel importante para ajudar os alunos a estimularem a comunicação, como passam a saber mais sobre si mesmos, os alunos são capazes de expressar mais facilmente suas vontades, medos ou dúvidas.
 
Essas aulas de jogos teatrais têm impacto nos interesses de quem participa delas e a leitura é uma das mais favorecidas. Graças ao teatro, os alunos normalmente se interessam em buscar e conhecer novas histórias, tornando-se leitores mais assíduos.
 
O teatro dentro deste contexto tem a função de integrar, socializar idéias, e acima de tudo desenvolver sua aprendizagem de uma maneira lúdica, desenvolvendo também a parte indutiva e racional através da expressão de suas emoções, levando também ao conhecimento de si mesmo e do mundo que o cerca.
 
Então o teatro na educação tem como objetivo criar uma comunicação entre os envolvidos a qual irá assumir vários aspectos dependendo do formato que se apresenta o conteúdo e o texto, mas sempre com o intuito de transmitir alguma coisa através das expressões corporais e da voz para que está assistindo.
 
 Por isso é fundamental que as crianças gostem do que estão fazendo para tornar esta apresentação bem espontânea, pois quanto mais livre e espontâneo for o processo criativo nas aulas de teatro, mais didático será o seu resultado.
 
O TEATRO ENSINA A VIVER







 

0 Comentários