A região Nordeste segue liderando o ranking de acidentes fatais com choques elétricos segundo o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Conscientização para Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL). 

Ainda segundo a pesquisa, a maioria dos acidentes acontecem com pessoas ou profissionais não capacitados que manuseiam a rede elétrica. Por isso a Equatorial Maranhão alerta a população para possíveis acidentes envolvendo eletricidade no que diz respeito às intervenções irregulares na rede elétrica em áreas externas. 

De acordo com a distribuidora, é muito importante a conscientização de que qualquer interferência na rede de distribuição pode causar acidentes graves e muitas vezes fatais.

O Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Jeová Palheta, aponta as situações de perigo que esses procedimentos ocasionam. 

Intervenções na rede elétrica só podem e devem ser feitas por profissionais habilitados e/ou autorizados para tal. É expressamente proibido que terceiros, sem qualquer qualificação façam procedimentos na rede elétrica. Somente profissionais da Equatorial Energia estão habilitados para isso”, afirma o executivo.



Confira orientações importantes para evitar acidentes causados por intervenções irregulares:

Jamais faça ligação de energia de forma clandestina e/ou por conta própria;

Somente profissionais capacitados e habilitados podem intervir na rede;

Intervenções por terceiros, além de ser crime, podem causar graves acidentes para quem realiza, e também para as pessoas ao redor. Este tipo de situação sobrecarrega a rede ocasionando faltas de energia e prejuízos a todos;

Se for instalar antena, contrate um profissional especializado e respeite a distância segura da rede elétrica, pelo menos 3 metros; 

Nunca instale cercas elétricas improvisadas. A instalação e parametrização de cercas só deve ser feita por profissionais qualificados, respeitando a legislação de segurança e com equipamentos adequados.

Pelo site da Equatorial (www.equatorialenergia.com.br) a população pode informar sobre situações inseguras que provocam riscos à sociedade, como ocorrências de queimadas próxima à rede de energia elétrica, acidentes devido ao contato (intervenção) com o sistema elétrico, quebra de poste por acidente de carro, dentre outros.

A Equatorial orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico dentro da unidade consumidora, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. 

A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para a emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a distribuidora pelo telefone 116 para que seja feito o desligamento da energia. 

Casos de atitudes suspeitas com interferência na rede de energia elétrica e nos medidores devem ser denunciados por meio da Central 116, ou para a polícia no 190.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão.

0 Comentários