Parque João do Vale será inaugurado neste sábado.

Será inaugurado oficialmente neste sábado, dia 4, às 9h, o Parque João do Vale, no município de Pedreiras. 

O espaço, que é único, conta com uma estrutura organizada especialmente para garantir à população conforto, imersão cultural e passeios incríveis pelas memórias e obras culturais do artista pedreirense João do Vale, nascido no ano de 1934. 

A Equatorial Maranhão, grande impulsionadora da cultura, destinou apoio à obra por meio da Lei de Incentivo à Cultura, tendo importante atuação na materialização deste espaço de memória, história e valorização regional.

A cerimônia de inauguração terá a presença de representantes do Governo do Estado do Maranhão, autoridades locais de Pedreiras, equipe da Equatorial Maranhão — Carlos Hubert, Executivo de Comunicação e Marketing, e Francila Soares, Gerente de Relacionamento da Distribuidora — e a comunidade local que terão a oportunidade de visitar partes específicas da obra de João do Vale. 

O evento cumprirá todos os protocolos de segurança sanitária estabelecidos para combater a propagação da Covid-19. 


Importante detalhar que o Parque João do Vale é um projeto da Secretaria de Cultura que contempla o Museu João do Vale — contando um pouco da história do artista — e a Praça Musical, que receberá o nome de “Pisa na Fulô”, uma singela alusão a uma das músicas do artista homenageado. Além disso, na Praça o público poderá interagir com os instrumentos e, assim, mergulhar no universo musical.

Somando a tudo isso, o novo espaço se apresenta e solidifica com o intuito de proporcionar experiências únicas, lazer e entretenimento à população — principalmente a Pedreiras, mas servindo como ponto turístico para todo o Brasil, à medida que eterniza todo o trabalho e produção cultural de João do Vale


Fomentar a cultura é peça-chave para o bom desenvolvimento social, por isso esta é uma das responsabilidades e compromissos da Equatorial Maranhão

Com o novo Parque em Pedreiras, as possibilidades de utilização dos espaços construídos são muitas, como a realização de apresentações culturais com shows de artistas, manifestações folclóricas e visitações turísticas sempre lembrando do grande artista que foi João do Vale. 


Um pouco sobre a história de João do Vale.

O artista João Batista do Vale, conhecido como João do Vale, nasceu na cidade de Pedreiras (Maranhão), no dia 11 de outubro de 1934. Aos 13 anos mudou para a capital maranhense. Sempre conectado à música, logo descobriu a paixão por esse universo, ainda na infância, mas teve que trabalhar para ajudar a família. 

Com o passar dos anos, conduzidos por muito trabalho duro, sua ascensão e destaque no ramo musical alcançou todo o país.  João produziu dezenas de músicas e algumas delas deram popularidade a muitos cantores: Peba na pimenta (com João Batista e Adelino Rivera), gravada por Ari Toledo, e Pisa na fulô (com Ernesto Pires e Silveira Júnior) e a inesquecível “Carcará”, por exemplo.

João do Vale faleceu em São Luís no dia 06 de dezembro de 1996, sendo sepultado em Pedreiras.

0 Comentários