Imagem Ilustrativa.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta, na tarde desta sexta-feira (26), sobre o risco de chuvas intensas no Maranhão. O aviso tem validade até às 11h de sábado (27) e a recomendação é que a população evite enfrentar o mau tempo. 

Todas as áreas do estado estão sujeitas a pancadas de chuva quase sempre acompanhadas de raios e ventos moderados a fortes. Segundo o site ClimaTempo, a previsão para este sábado (27) em São Luís, é de sol com nuvens durante o dia e pancadas de chuva a qualquer hora. A temperatura varia entre 24° a 29° e há chance de 80% de chuva.No domingo (28), a previsão é 90% de chance de chuva. Durante todo o dia, a temperatura pode variar entre 25° a 29°.


A previsão é que seja registrado um volume de chuvas entre 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia. De acordo com o INMET, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O meteorologista Hallan Cerqueiro, do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), explica que o mês de fevereiro para o Maranhão representa o início do período chuvoso e que a zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se concentra sobre o estado nesse período.

“A segunda metade do mês de fevereiro tende a ficar mais chuvoso; março e abril mais ainda. Então é de fato o início do período chuvoso”, explicou Hallan.



0 Comentários