Coordenação da Saúde Mental recebendo equipe estadual.

A equipe de Saúde Mental de Pedreiras, recebeu na manhã desta quarta-feira (03/02), a visita de membros do Departamento Estadual de Atenção à Saúde. Em pauta, o monitoramento e apoio institucional aos serviços de saúde mental. 

A equipe visitou os prédios que funcionam os CAPS, conversou com os profissionais e avaliou as práticas realizadas no município. 

O objetivo da visita, segundo a diretora do CAPS AD, Sabrina Barros, é implementar novos projetos e orientar as novas capacitações que serão administradas tanto para as equipes de Atenção Básica, quanto para os equipamentos já existentes da saúde mental no município. 

Além disso, foi reforçada a importância da promoção dos projetos já cadastrados no sistema federal, aguardando somente o trâmite dos processos para suas implantações. 

São eles: Ampliação do CAPS II Saúde Mental para CAPS III, atendimento 24h, a ampliação do CAPS AD II para CAPS AD III com internação breve de 15 dias e a implantação do CAPS I, Infanto-juvenil, com atendimento para crianças e adolescentes. 

Sabrina avaliou positivamente a reunião. “Essa reunião foi muito produtiva porque traçou, através da escuta especializada, a posição do município de Pedreiras, para o alinhamento da Política Estadual de Saúde Mental, diz. 

Pedreiras que, ainda de acordo com Sabrina, tem se mantido em destaque pelo desenvolvimento alcançado na rede de atenção psicossocial que atende 13 municípios na regional. 

A equipe estadual se colocou à disposição para através das pactuações, fazer a ampliação dos CAPS e a capacitação técnica para os profissionais das novas equipes que estão sendo contratadas. 

O município de Pedreiras é o segundo a ser visitado pela equipe, que está percorrendo todas as regionais do Estado, no intuito de alinhar os perfis para a construção da política pública de saúde mental do Maranhão.

Participaram da reunião, o secretário municipal de Saúde, Marcílio Ximenes, a coordenadora da Atenção Básica, Arilene Oliveira, diretora do CAPS AD, Sabrina Barros, diretor do CAPS Saúde Mental, Emerson Américo, chefe do Departamento Estadual de Atenção à Saúde Mental, Isabelle Rego, e os técnicos Anize Ângelo e Marcelo Francisco.



0 Comentários