Após um pequeno período diminuindo o volume de água, nos últimos três dias, o Rio Mearim havia voltado, mas de forma gradativa, e na manhã deste domingo estava com 6,48 metros, e no final da tarde estava com 6,52, porém com as chuvas torrenciais no início da noite, as águas subiram muito rapidamente, chegando a 7,13 na manhã desta segunda-feira (16), desalojando cerca de 30 famílias em vários pontos de Pedreiras. 

Durante toda a noite a Equipe de Emergência para as Enchentes de Pedreiras (EEEP) socorreu as famílias, dando todo suporte de transporte e oferecendo abrigos públicos ocupando o Colégio Ciro Rêgo e o Centro de Convivência dos Idosos, que já estavam preparados para casos de necessidade.

A EEEP é coordenada pelo Secretário Municipal de Segurança e Trânsito, Rodrigo Assaiante, composta de servidores, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Tiro de Guerra e voluntários, que se organizaram rapidamente para o trabalho com 5 caminhões e outros transportes de menor porte, fazendo a transferência dos desalojados e desabrigados. Verdadeiros guerreiros que incansavelmente trabalharam a noite inteira, sob forte chuva, para atender a população.

“O Rio subiu muito rápido ontem, mas já tínhamos o planejamento para a atuação, em que contamos com os servidores de varias secretarias municipais, do Corpo de Bombeiros Civil e Militar e do Tiro de Guerra, com mais de 20 homens e que foram fundamentais no trabalho. Fizemos várias mudanças de famílias e quero dizer que temos abrigos disponíveis e está tudo dentro das conformidades”, relatou Rodrigo Assaiante.

Já na manhã desta segunda-feira a EEEP está sendo procurada para fazer outras mudanças e os trabalhos continuam nesse sentido. Ainda não há um número oficial de desabrigados e desalojados, mas o levantamento já está sendo executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Para casos de necessidades estão disponíveis os contatos: Coordenação Geral: 98243-0001; Posto de Comando – instalado no Castelo de Leicam: 98129-7424 – SEMAS; e  Defesa Civil: 98839-2954.










0 Comentários