Ao lado da sua mãe Tinãia Balé, prefeito Deibson recebeu a imagem de Nossa Senhora.

Com a aproximação do início do 10° Círio de Nazaré do Povoado Morro dos Caboclos, em Trizidela do Vale, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré esteve, nesta terça-feira (29, no Palácio Municipal, sede da Prefeitura, em um momento de renovação da fé, devoção e também derramamento de bençãos no prédio da gestão pública municipal.

O prefeito de Trizidela do Vale, Deibson Balé, demonstra o respeito e zelo pela tradição religiosa com todo o incentivo dado a esta grande festa, que une ainda mais a população e atrai pessoas de cidades e regiões vizinhas. 

É uma tradição somente em duas cidades do Maranhão: em São Luís, no bairro do Cohatrac, e em Trizidela do Vale, no povoado Morro dos Caboclos. Estamos contribuindo, apoiando, valorizando e mantendo a cultura tradicional dentro do nosso município. É uma satisfação para mim participar, tendo em vista que eu cresci no Morro dos Caboclos e participei dos festejos da Igreja de Nossa Senhora do Nazaré, que se transformou em Círio”, revela o prefeito.



A Comunidade de Nossa Senhora de Nazaré, no Morro dos Caboclos, vem colecionado benfeitorias em prol deste evento que já é uma forte tradição. 

Nós fizemos várias melhorias, melhoramos todas estrutura até o povoado, fizemos uma melhoria na praça em frente à igreja. E tudo que está ao nosso alcance, nós estamos fazendo e contribuindo para a valorização da cultura local. Mesmo com todas as dificuldades, nós estamos trabalhando pelo bem da nossa população de Trizidela do Vale”, continua o prefeito Deibson Balé.

Nós estamos aqui no Palácio Municipal com a imagem que representa a Mãe de Jesus aqui na Terra. Nós estamos aqui muito felizes por mais um ano. Décimo ano de Círio, 105 anos de devoção à Nossa Senhora de Nazaré, e a expectativa é muito boa porque sabemos que toda a comunidade católica vai comparecer no Morro dos Caboclos”, afirma Tinãia Balé, que faz parte da Coordenação do Círio de Nazaré do Morro dos Caboclos. 

Assim como ela, Silas Rodrigues, também ajuda nesta corrente de esforços para a realização da festa. 

Com o apoio total do nosso prefeito Deibson Balé, estamos dando a estrutura do festejo. Quero convidar todos os nossos paroquianos”, convoca.



10 anos do Círio de Nazaré do Morro dos Caboclos

O Círio de Nazaré do Morro dos Caboclos começa nesta quinta-feira (31) e se estende até o dia 9 de setembro com um programação de orações, missas, procissões e muito mais. 

A coordenadora da Comunidade Nossa Senhora de Nazaré, Simone Gomes, traz detalhes sobre o que vem por aí. 

Dia 31, já inicia com a Alvorada, um café comunitário, o terço. Temos missas todas as noites e quermesse. No dia 2, vai ter a Romaria da Juventude. A gente vai a pé de Trizidela até o Morro dos Caboclos”, detalha. 

Atualmente, cerca de 300 pessoas participam da Romaria no município. Simone Gomes continua falando dos momentos que compõem este tradicional festejo. 

No dia 8, temos a Troca do Manto, ela veste aquele manto novo. E, após a Missa, tem a Transladação, que é a ida da imagem até a comunidade do Gavião para vim, no dia 9, na grande caminhada, dentro da berlinda, com muitas pessoas”, descreve.

O último dia do Círio, dia 9, a celebração contará ainda com um grande show de encerramento do Frei Sílvio e participação do Frei Gilson. 

É um festejo tradicional que já é patrimônio do município e do estado e vem abrangendo a região. Pra nós é uma honra festejar, e a gente vê que os católicos participam realmente. Quero parabenizar os organizadores”, afirma o presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Corró.

O Frei Luís da Paróquia Nossa Senhora de Pádua, de Trizidela do Vale, lembra a importância da verdadeira mensagem que o Círio de Nazaré vem transmitir. 

Que sejam nove dias de retiro espiritual, não só da paróquia, mas de todos aqueles que tenham especial carinho para com Nossa Senhora de Nazaré e cultivam esta bela devoção. Que possamos aprender a construir também em nós o bem, o bem de todos, através daquilo que são as nossas funções cotidianas, semanais”, ressalta o pároco.

0 Comentários