A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pedreiras (ACIAP), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Pedreiras (CDL) e o SINDILOJAS, em face dos últimos acontecimentos, emitiram uma nota manifestando contrariedade e indignação dos problemas causados por animais nas vias públicas de Pedreiras. 

Veja a nota.

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pedreiras (ACIAP), com o apoio institucional da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pedreiras (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista, de Bens e Serviços de Pedreiras e Região (SINDILOJAS), vem a público manisfestar contrariedade e indignação em face das problemáticas resultantes da circulação de animais nas vias públicas de Pedreiras (MA).

Embora sejam poucas a leis que versam sobre a circulação de animais, é importante ressaltar que sim, eles podem utilizar as vias públicas. Porém, existem os prefeitos que relacionam como essa ação deve ser conduzida. A saber, o capítulo III do CTB, artigo 53, é bem claro quando diz que "animais isolados ou em grupos, só podem circular nas vias quando conduzidos por guias".

Quando esse código não é respeitado, é evidente que serão inúmeros os tipos de acidentes que podem acontecer e, infelizmente, nosso município sofre grandes consequências advindas desse cenário, a ponto de vidas já serem ceifadas pela não observância dos códigos, fiscalização e punição de responsáveis. Lamentamos profundamente todas as perdas e sofrimentos causados por esse imbróglio.

Conforme o ART. 936, do Código Civil, "o dono ou detentor do animal, ressarcirá o dano causado, se não provar culpa da vítima ou força maior". Logo, é necessário que donos ou detentores de animais fiquem atentos às suas responsabilidades e respondam pelos danos causados, pois é de competência do proprietário cuidar do animal, de modo que ele não possa causar nenhum dano à terceiros.

Em outro aspecto, também existe a grande responsabilidade dos entes públicos no que concerne à fiscalização e, até mesmo, recolhimento dos animais, sendo estes restituídos aos proprietários após pagamento de multas, além de outras medidas prescritas na lei. 

É imperioso que os órgãos públicos sejam acionados para que fiquem atentos, afinal, um trânsito seguro é direito de todos, é dever das entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito, e deverão responder por isso, caso não observadas as medidas necessárias.

Por isso, solicitamos aos poderes competentes a providência de maior segurança, principalmente, no que tange à existência de animais na pista.

Assim também, esperamos que não seja necessário que se percam outras vidas pela omissão e pela falta de responsabilidade das partes que envolvem esse processo.

Atenciosamente - A Diretoria.

ACIAP

CDL 

SINDILOJAS.









0 Comentários