Família de primatas ataca moradores na zona rural de Poção de Pedras.

O Corpo de Bombeiros (13 CIBM), sediado em Trizidela do Vale e comandado pelo major Joel Machado, foi informado pela Defesa Civil de Poção de Pedras sobre um ataque de uma família de primatas da raça Bugio-Guariba à moradores do povoado Água Branca, zona rural do município.

No ataque dos macacos, um homem identificado como Francisco Farias de Oliveira, sofreu um ferimento nas pernas acima da panturrilha durante o ataque dos animais em sua residência. 

Corpo de Bombeiros foi acionado.

O morador ferido foi atendido e recebeu corretamente doses da vacina antirrábica humana, em um total de cinco doses. 

O veterinário Dr. Lívio Maia acompanhou a equipe do Corpo de Bombeiros e no local passou informações importantes aos moradores sobre a presença e a forma de lidar com os primatas. 

Tudo leva a crer que o ataque dos macacos aconteceu em virtude da escassez de alimentos em função do período de estiagem prolongado, pois tudo aconteceu no momento em que as vítimas faziam suas refeições e o cheiro da comida pode ter chamado a atenção dos animais. 



É comum o primata macho (Alfa) sair em busca de comida para alimentar sua família, onde neste caso a família chega a sete primatas.

Os moradores informaram que os macacos também ficam muito irritados com o barulho de som e músicas produzidas por caixas de som. 

Lívio Maia explicou que o som irrita os tímpanos dos primatas e a defesa deles é tentar de alguma forma parar o som, mas como não podem, eles agem de forma agressiva.


Depois de explicar toda a situação, o veterinário pediu aos moradores que tenham paciência com os macacos e que não lhes façam nenhum mal. 

A Companhia do Corpo de Bombeiros de Trizidela do Vale vai enviar um relatório para o Comando Geral e para o IBAMA e Secretaria de Estado do Meio Ambiente. 





0 Comentários