Capoeira é Arte realiza importantes trabalhos sociais.

Presente na cultura brasileira desde o tempo dos escravos, a capoeira é um misto de esporte, dança, ritmos e música, em uma roda cheia de gingado ao som do berimbau, estando espalhada pelo Brasil, inicialmente com o objetivo de trazer proteção e proporcionar benefícios não só para o corpo, mas também para a mente.

Mesmo diante de todos estes benefícios, em Esperantinópolis, o secretário-adjunto de Educação, Manoel Silva Paz, se recusou em aceitar que a capoeira fosse levada até as escolas municípios, alegando que a dança foi criada na Bahia e não fazia parte da cultura do Maranhão.

O representante do Projeto Capoeira é Arte, Mateus Alisson Gaspar Rodrigues, apresentou junto à Secretaria de Educação de Esperantinópolis um projeto para implantação da capoeira nas escolas, mas que não traria qualquer custo financeiro para o município.

 

 

De acordo com Mateus Alisson, eles tiveram esse pedido negado e ainda receberam através de um áudio enviado pelo secretário, uma resposta até certo ponto irônica de que a capoeira não fazia parte da cultura do Maranhão.

"Meu amigo, é muito interessante o seu projeto, mas você quer trabalhar com nosso apoio uma cultura de outro estado? A capoeira n]ao é uma cultura maranhense para que nós da secretaria possamos lhe ajudar", disse o secretário em um dos áudios enviados.

Em outra parte do áudio, o secretário-adjunto de Educação chega a ser ainda mais irônico ao negar a solicitação feita pelo Projeto Capoeira é Arte, e mostra menosprezo pela dança.



"Você quer que eu lhe ajude com uma cultura lá da Bahia? Capoeira em Esperantinópolis? Por que você não procura uma cultura do Maranhão? Se você procurar uma cultura do Maranhão nós vamos lhe ajudar, mas uma cultura lá da Bahia, eu não vou lhe ajudar!", finalizou o secretário.

A capoeira atualmente tem abrangência nacional e está presente em vários estados do Brasil, estando inclusive na lista representativa do Patrimônio Imaterial da Humanidade em 2014, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O Blog do Coutinho Neto, seguindo sua linha de imparcialidade, deixa o espaço para que a Secretaria de Educação de Esperantinópolis possa se manifestar sobre o assunto.




3 Comentários

  1. Santa ignorância!

    ResponderExcluir
  2. Secretario sem noção esse Manoel da Silva. Nao sei como esta secretário
    Um absurdo ..

    ResponderExcluir
  3. Aposto que ele nem consegue passar uma lista de três manifestações maranhenses, e ainda assim quer barrar um projeto tão nobre alegando que não é cultura do Maranhão, inclusive que nem haverá custo financeiro para a cidade. Política não se faz dessa forma.

    ResponderExcluir