Neste mês de maio, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária será verde para todos consumidores do Sistema Interligado Nacional. Ou seja, devido às condições favoráveis de geração de energia foi produzido o suficiente para que durante o período que vai de maio a novembro não seja cobrada taxa extra na conta de luz. 

Apesar disso, o farol da economia não pode desligar e alguns hábitos devem ser mantidos em qualquer período. 

Sendo assim, o uso de alguns eletrodomésticos podem ser grandes vilões para o bolso e para a natureza. 

Além do uso de forma incorreta, existem aparelhos que normalmente consomem mais, como a geladeira, que permanece sempre ligada, ou o ar-condicionado nos dias mais quentes. E a situação se agrava ainda mais quando os aparelhos estão velhos e com tecnologia obsoleta.



Confira dicas para reduzir o desperdício:

Pensando nisso, a Equatorial Maranhão pontuou 5 dicas para inserir na rotina e no uso de eletrodomésticos que podem poupar muita energia elétrica. Com essas medidas simples é possível gerar economia, evitando grandes surpresas no final do mês, além de reduzir os impactos ambientais de seus consumos. 

Sempre que possível, aproveite a luz natural, mas caso precise acender as luzes, vale a dica: as lâmpadas de LED são as melhores opções, portanto vale a pena trocar as fluorescentes por elas; 

Ao utilizar o ar-condicionado, é importante optar pela tecnologia inverter. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade. O ideal é manter na temperatura 23º e programar um horário para desligar;

Use corretamente a geladeira: deve-se evitar abrir e fechar a todo instante; não guarde alimentos quentes em seu interior; observe periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia. Além disso, uma boa alternativa é já deixar um litro com água com gelo fora da geladeira;

Se você for viajar e a casa vai ficar vazia, é importante retirar todos os equipamentos eletrônicos da tomada (exceto aqueles que guardam alimentos ou estejam refrigerando algum tipo de comida, como geladeiras ou freezers). Além de oferecer mais segurança, desconectar os aparelhos das tomadas evita o consumo no modo stand-by, resultando em economia de energia;

Acumule a maior quantidade possível de roupas para lavar (respeitando a capacidade máxima da máquina) e passar de uma única vez.

Outra forma de economizar ainda mais, é cadastrar-se na Tarifa Social de Energia Elétrica

A Equatorial Maranhão reforça que ainda existem cerca de 256 mil famílias que possuem direito ao benefício e podem se cadastrar para receber descontos de até 65% na conta de energia. 

As informações sobre as condições e o cadastro estão disponíveis pelo WhatsApp (Assistente Virtual Clara), (98)2055-0116; Site: www.equatorialenergia.com.br;  Central 116; Postos de Atendimento presencial da Equatorial Maranhão e APP Equatorial.

Seguindo as dicas e orientações é possível aproveitar todo o conforto que a energia elétrica oferece, evitando o desperdício e adotando novos hábitos. Lembrando que é importante manter os cuidados e praticar o consumo consciente o ano inteiro, economizando dinheiro e preservando os recursos naturais. 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão.

0 Comentários