Missão Jesus no Litoral.

Realizada entre os dias 28 de dezembro e 02 de janeiro, com participação no evento Virada do Ano com Jesus, realizado no dia 31 de dezembro, na sede da Renovação Carismática Católica (RCC), a Missão Nacional da RCC Brasil, Jesus no Litoral, 11ª edição Maranhão, reuniu 160 jovens missionários carismáticos de todo o estado, quebrando um jejum de missão presencial causado pela pandemia e levando esperança e alegria à população local e turistas, nesse período de festas de final de ano.

Em plena transição de presidências em nível de estado e em São Luis, o QG dos missionários, que foi instalado na Escola Modelo, no Centro de São Luis, recebeu a presença da presidente do Conselho Estadual, Luzivane Galvão, (Codó), que participou pela primeira vez da missão e ficou hospedada com os missionários.

"Foi minha primeira experiência na Missão Jesus no Litoral, onde vi e senti de perto  o quanto a juventude carismática do Maranhão tem a ofertar para aqueles que mais necessitam de um sorriso, uma palavra, um apoio físico ou material", testemunha Luzivane.

Luzivane Galvão - Coordenadora RCC-MA.

O JNL marcou também o jubileu dos 25 anos de trabalho de evangelização e formação da RCc com os jovens no Maranhão, que chegou no estado em 1996, com ação iniciada na Diocese de Imperatriz.

Para Antônio Cunha, coordenador do MJ em São Luis, a dedicação dos jovens está relacionada diretamente ao chamado de Deus para ajudarem os mais necessitados, de fé e de ajuda material.

"É importante relembrar à todos que Deus não os abandonou! Que eles não desistam, pois Deus está ao lado deles, e por isso vamos às ruas para declarar esse amor incondicional aos lugares e aos corações mais sedentos", disse.

Antônio Cunha - Coordenador do MJ Arquidiocese de São Luis.

Seguindo a missão de desbravar a Grande Ilha do Maranhão e levar as ações aos demais municípios, o JNL, que já realizou atividades na praia  e cidade de São José de Ribamar, na edição 2021/2022, nesse ano, desbravou Araçagy e a Raposa, onde realizaram evangelização de porta em porta nas palafitas, celebraram missas e percorreram trilhas, no dia 31 de dezembro.

As ações foram acompanhadas pelo jovem sacerdote, pároco da pequena Igreja de São Pedro Apóstolo. Paróquia Matriz de Raposa, padre Marcos André Lima.

Padre Marcos André testemunhou que a a cultura religiosa local, no município de Raposa, é predominantemente protestante, contudo, ele ficou feliz pelo fato da missão ter sido acolhida por todos os credos, até mesmo por eles.

"Foi uma alegria acolher essa ação missionária nas ruas da Raposa. Andar de casa em casa e abençoá-los foi como levar o próprio Cristo encarnado àquelas famílias", declarou o padre Marcos.

Padre Marcos André - Paróquia de Raposa.

Em São Luis, a ação teve concentração no Centro da cidade, onde realizaram um trabalho de Pastoral de Rua, levando ação de comida, cuidados pessoais como: corte de cabelo e unhas, além de atividades destinadas para o público infantil, realizaram grupos de oração para crianças e ações no Hospital Materno Infantil.

Famílias e bike na 11ª edição JNL.

Entre as várias histórias que brindaram essa retomada das missões presenciais, estão a de Josué Oliveira Júnior, coordenador estadual do MJ, que levou toda a família (esposa, filhos e mãe), para viver a missão JNL.

"A minha família foi e é a maior missão que Deus me deu! Já enfrentamos poucas e boas para chegar até aqui, e hoje buscamos testemunhar, que é possível ter uma família santa e que sirva ao senhor, pois a nossa juventude precisa de referência", reforçou Júnior.

Júnior Oliveira - Coordenador estadual do MJ.

Outro testemunho impactante do Jesus no Litoral foi a do jovem missionário Carlos Bruno Mendes, que atravessou de ferry boat, de Pinheiro à capital, com a sua bicicleta para participar da missão.

Bruno é um jovem pinheirense que faz do pedal sua terapia e fonte de energia para a vida. Atravessar de bicicleta para São Luís e participar da Missão JNL, teve um significado todo especial.

"Quando estou pedalando, Deus me dá oportunidade de agradecer pela vida, de contemplar a natureza e por isso resolvi levar para a missão. Atravessar no ferry boat com ela, minha bike, me fez lembrar que os desafios são para serem vencidos, e todo jovem deve se desafiar no que tem como objetivo. Traçar e correr atrás do que quer", disse Carlos Bruno, que ainda completou que da bike vem o seu lema de vida com Deus: "pouca bagagem e muita fé". Quer caminhar com Deus é dispensar o desnecessário no caminho e levar muita fé em tudo.

Bruno Mendes foi de bicicleta para a missão.

Entenda a proposta da Missão Jesus no Litoral.

A origem de Jesus no litoral se deu no Paraná, quando jovens que participavam da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), acolheram a proposta feita pelo Papa São João Paulo II, considerado o Papa da juventude, que deveria utilizar das características de seu estado de vida (vitalidade, criatividade, ousadia, intrepidez) para evangelizar o mundo.

Assim, em 2020, aconteceu a primeira edição brasileira, no litoral paranaense em 2006 chegou no primeiro estado fora do Paraná, o Rio Grande do Sul e no ano de 2012, foi realizada a primeira edição no Maranhão, primeiro estado do Nordeste a realizar a missão.

Júnior Oliveira, coordenador estadual e Maria Juliana, coordenadora Nacional.

O evento tem como objetivo realizar o Querigma (primeiro anúncio do Evangelho) para jovens, adultos, idosos e crianças, levando alegria e esperança, com palavras bíblicas, orações, celebração dos sacramentos da missa e música, conduzidos pela criatividade, intrepidez e vitalidade dos jovens.

Nas abordagens, os jovens fazem o convite para que aqueles que receberam a mensagem, possam participar da paróquia mais próxima de sua casa ou busquem uma melhor forma de viver a sua participação na igreja.

Em 2020, devido a pandemia, os missionários do estado não se reuniram na Grande Ilha para o JNL, ficando em suas respectivas dioceses (Bacabal, Balsas, Brejo, Caxias, Coroatá, Carolina, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, Viana e Zé Doca), e os jovens de São Luis, realizaram uma edição especial , chamada Jesus na Ilha. A edição de 2021/2022 quebra esse jejum de missões e reinaugura um novo tempo.



















0 Comentários