O neurologista é o médico especialista que trata doenças no cérebro e medula espinhal (sistema nervoso central), nervos periféricos (nervos que conectam o cérebro e a coluna vertebral aos órgãos, como pulmões ou fígado) e músculos. 

Os motivos mais comuns que levam as pessoas a buscarem um neurologista normalmente são enxaqueca, tontura ou dor crônica. Mas você sabia que ele pode te ajudar em diversas outras situações? 

Hoje, em nosso blog, vamos apresentar em quais casos pode ser necessário marcar uma consulta com este profissional para, assim, melhorar sua qualidade de vida e diminuir as dores de cabeça - literalmente.

Com quais sintomas devo me preocupar?

Tontura

A tontura pode ocorrer em diferentes variedades. Os neurologistas tratam esse sintoma de vertigem ou desequilíbrio - a vertigem faz você se sentir como se você ou as coisas ao seu redor estivessem girando e o desequilíbrio é a dificuldade em manter o equilíbrio.

Dormência ou formigamento

Sabemos que esses sintomas são comuns, muitas vezes quando ficamos em uma posição de que corta a circulação sanguínea em determinado lugar do corpo, por exemplo. A questão é quando esse entorpecimento é contínuo, ocorre repentinamente e/ou apenas em um lado do corpo. Esses podem, até mesmo, ser sinais de um derrame, caso em que você precisa de ajuda rapidamente.

Convulsões

Súbitas contraturas involuntárias da musculatura, que provocam movimentos desordenados, isto é, convulsões sem qualquer causa óbvia, devem ser examinadas por um neurologista.

Problemas de memória ou confusão

Não estamos exigindo que você tenha uma “memória de elefante”, mas se de repente você começou a apresentar problemas extremos de memória e até mesmo alterações de personalidade, confusão e problemas de fala é necessário visitar o neurologista. Afinal, esses são sintomas que podem ser causados ​​por distúrbios ou problemas no cérebro, coluna vertebral e nervos.

Problemas de sono

Conhecemos inúmeras causas óbvias para perder o sono na hora de dormir. Mas alguns problemas do sono são distúrbios neurológicos, como por exemplo a narcolepsia, uma desordem genética crônica sem causa conhecida que afeta o sistema nervoso central do corpo.

Problemas de movimento

Dificuldade para caminhar, tremores, movimentos não intencionais ou outras complicações do gênero podem ser sintomas de um problema no sistema nervoso. Se esses problemas de movimento interromperem suas tarefas diárias é hora de procurar um neurologista.

Dores de cabeça

Dores de cabeça podem ser causadas ​​por muitas condições, mas quando os sintomas se tornam severos e contínuos - como enxaquecas, vômitos, alterações na visão, ou até convulsões – pode ser algo bastante preocupante. Se surgir repentinamente ou for agravada pela tensão, é interessante que você se encaminhe para uma consulta com um neurologista.

Após essas informações, você verificou a necessidade de ir a um neurologista? Agende sua consulta na Clinica Saúde Integrada, com o Dr. Mário Braga, um dos  melhores neurocirurgiões do Norte e Nordeste brasileiro. 

O especialista em problemas de AVC ( derrame), dormências no corpo, dor de cabeça,  fraqueza nas pernas e braços,  problemas no sono, hidrocefalia (acúmulo de agua na cabeça), epilepsia e convulsões,  perda de memória, tremores, aneurismas cerebrais, coluna e outros problemas. 

Dr. Mário Braga é neurocirurgião e membro da Academia Brasileira de Neurocirurgia. Ele atende todas as quintas-feiras, na Clinica Saúde Integrada em Pedreiras.

Clínica Saúde Integrada - Avenida Rio Branco - Pedreiras-MA.

Sua Saúde em Primeiro Lugar.




0 Comentários