Teste do Pezinho é intensificado em Trizidela do Vale.

Nesta terça-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde, através da Prefeitura de Trizidela do Vale, realizou vários atendimentos voltados ao Teste do Pezinho, teste da orelhinha, linguinha, consulta com a pediatra e entrega dos resultados dos exames anteriores dos testes de pezinhos realizados. 

O Teste do Pezinho é realizado do terceiro ao quinto dia de vida do bebê e o exame contribui para monitorar a saúde dos recém-nascidos, pois permite identificar doenças que atrapalham o desenvolvimento infantil e que podem demorar muito tempo para apresentar sintomas. 



Para facilitar o acesso da população, a prefeitura oferece o serviço de forma descentralizada, o que segundo a secretária municipal de Saúde, Fabiana Meireles, os testes acontecem também nas unidades básicas de saúde do Jerusalém, Baixada e Aeroporto. 

Levar o Teste do Pezinho mais perto da comunidade foi uma estratégia adotada pela prefeitura como forma de garantir mais acesso a população. 

Quando a mãe e o bebê recebem alta da maternidade do Hospital Municipal já saem informados da unidade de saúde para a coleta do Teste do Pezinho e avaliação também para a avaliação do quinto dia. 



É uma avaliação atenciosa e humanizada, tanto da mãe, quanto do bebê, para saber se está tudo bem nos primeiros dias após o parto”, explicou Fabiana Meireles. 

Um trabalho que faz diferença por permitir o diagnóstico precoce de enfermidades (metabólicas, genéticas e/ou congênitas), conforme explicou a enfermeira Vera Carvalho da equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF).

Nossa preocupação é revelar esse diagnóstico o quanto antes para iniciar o tratamento precoce e evitar que a saúde da criança seja comprometida. A triagem neonatal é oferecida totalmente gratuita à população e fazemos a busca ativa de cada criança”, finalizou a enfermeira.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Trizidela do Vale.








0 Comentários