Saúde melhorou no governo Vanessa Maia.

No dia que completou 100 dias de gestão, a prefeita Vanessa Maia entregou a população de Pedreiras, o novo prédio do Centro Municipal de Atendimento a Covid 19.

O Centro contará com triagem, testagem, posto de enfermagem, atendimento médico e leitos para observação, além de ficar em um ponto estratégico, próximo ao Laboratório Municipal e a Farmácia Básica

O Centro de Referência, que antes funcionava na UBS do Goiabal realizou mais de 1.500 atendimentos e entregou quase 500 kits de medicamentos para o combate à Covid-19, em apenas 26 dias.

Nesses primeiros meses de gestão, a vem dando um grande salto de qualidade e isso é possível ser observado na forma como os pacientes são atendidos em todos os equipamentos. 

O Hospital Geral Municipal, por exemplo, ganhou limpeza e melhorias em sua estrutura, nove novos leitos, inclusive sendo dois de Unidade de Cuidado Intensivo, algo nunca visto na história de Pedreiras. 

Lá, foi implantada mais uma equipe multiprofissional para atendimento no Hospital Geral, com 280 atendimentos em apenas 26 dias. Realizou 12.580 atendimentos, 575 internações e 86 cirurgias, além disso mantem a farmácia hospitalar funcionando 24h, de segunda a domingo e ainda criou o Disk Ambulância, com número 98267.6995.

Os pacientes acamados ganharam o Programa Saúde em Casa, com atendimento multiprofissional em domicílio e hoje já conta com 28 pacientes sendo atendidos. 

Quase 5.000 pacientes atendidos no Centro de Reabilitação com profissionais em fisioterapia, neurologia, terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia.

A Casa de Apoio em São Luís, que antes ficava distante dos principais hospitais, ganhou endereço novo e está há poucos metros dos hospitais referência na Capital, além de oferecer um tratamento humanizado, transporte e alimentação para quem precisa ir a São Luís em busca de atendimento à saúde.

Os agentes de saúde que são a porta para o atendimento à população já realizou mais de 51 mil visitas domiciliares, enfrentando diversos obstáculos. 

As Unidades Básicas estão em pleno funcionamento, com profissionais médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e agentes de saúde. 

Para se ter uma ideia, em apenas 100 dias, foram realizados 200 atendimentos na especialidade de dermatologia somente na Unidade Básica Dr. Pedro Barroso.

No Centro de Especialidades, foram quase 2.500 atendimentos no profissionais de Neurologia, Psicologia, Cardiologia, Ortopedia, Ginecologia, Nutrição, Oftalmologia, Psiquiatria, Fonoaudiologia, Ultrassonografia e Pediatria.

A Farmácia Básica agora está abastecida e realizou mais de 5.000 atendimentos em 100 dias. Assim como Laboratório Municipal que modernizado, executa mais de 100 tipos de exames e a entrega de resultado é em 24 horas. 

Em três meses já foram atendidas 3.115 pessoas e 20.579 exames realizados. No Cesape foi estabelecida uma equipe multiprofissional (Equipe de Saúde da Família – ESF), no com médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, dentista e auxiliar de dentista. E por falar em dentista, a Prefeitura realizou mais de 3.000 atendimentos odontológicos. 

O Executivo Municipal ainda dá garantia de atendimento médico das pessoas privadas de liberdade no sistema prisional com profissionais de psicologia, saúde bucal, odontologia, enfermagem, clínica geral, psiquiatria, assistência social, farmácia e fisioterapia. 



Os Centros de Atendimento Psicossocial realizaram 377 atendimentos em 100 dias, com uma equipe multiprofissional que conta com psiquiatra, enfermeiros, psicóloga, assistente social, farmacêutica, terapeuta ocupacional e técnicos de enfermagem.

A pedido de Vanessa, a Saúde desenvolveu ações para aumentar o número de vacinados em Pedreiras. 
Foram realizados o Drive Thru, que vacinou mais de 500 pessoas e o Dia D da Vacinação com mais de 600 doses aplicadas. Hoje, Pedreiras tem quase 5 mil pessoas vacinadas, permitindo que o percentual de vacinação se mantenha sempre acima de 70% das doses recebidas.

Destaca –se ainda o trabalho realizado pelos profissionais de saúde na assistência aos desabrigados, com atendimento em todos os abrigos. 

Para Vanessa, todo esse trabalho é o resultado de uma gestão comprometida com o bem estar da população.

Desde o início nós dissemos que não abriríamos mão de uma gestão humanizada, porque não é só tratar, é acolher. E é isso que nosso profissionais de saúde estão fazendo, acolhendo a todos que precisam”, diz a prefeita.



1 Comentários