Pesquisadores Piauienses doutorandos em Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI), descobriram que o óleo extraído do fruto do Buriti (Mauritia flexuosa) apresenta substâncias com efeito inibidor junto ao Complexo 2GTB-Peptidase, um dos principais componentes do envelope viral do vírus SARS-Cov2 (Covid-19). 

 A pesquisa foi desenvolvida pelo Grupo de Química Quântica Computacional e Planejamento de Fármacos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O estudo foi liderado pelo Prof. Dr. Francisco das Chagas Alves Lima, pesquisador que atua como professor de Química da Uespi e orienta no Programa de Pós-Graduação em Química da UFPI. 

O artigo com os resultados foi executado como parte da pesquisa de doutorado do Prof. Allan Costa do Instituto Federal do Pará (IFPA), em parceria com mais três pesquisadores do mesmo grupo.

De acordo com Dr. Francisco Lima trata-se de um estudo teórico (in silico) em que se determinaram as interações de nove moléculas presentes no óleo extraído do buriti em relação ao principal componente do sistema enzimático do SARS-Cov2, o Complexo 2GTB-Peptidase. Das nove moléculas pesquisadas, três compostos - 13-cis-caroteno, 9-cis -caroteno e caroteno apresentam energias de ativação elevadas que podem reagir com o complexo enzimático do vírus, inibindo-o. A metodologia utilizada foram as técnicas de docagem molecular. Segundo estas técnicas, com o uso de simulações em computadores são verificadas as arquiteturas das moléculas e com base nos resultados são executados cálculos sobre as forças e interações destas. 

Tal descoberta abre portas para testes com estes compostos a serem feitas in vitro (testes laboratoriais) e in vivo (testes com cobaias), extraidos do Buriti, uma das palmeiras que estão no Brasão de Armas do Piauí e com ampla distribuição nas regiões do Cerrado Brasileiro.

O artigo foi aceito para publicação no Journal of Biomolecular Structure & Dynamics e estará disponível para consulta online a partir da próxima sexta-feira, 12/06.


0 Comentários