Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão entregou nesta segunda-feira (15/06) um hospital de campanha em Pedreiras para atender à população dos municípios do Médio Mearim no tratamento da Covid-19. 

A iniciativa contou com o apoio da Eneva, que está investindo R$ 1 milhão na compra de equipamentos hospitalares e de proteção individual (EPIs) para os profissionais de saúde. 

Estão sendo entregues 1.130 itens, como os 40 leitos que vão compor a unidade, monitores, autoclaves horizontal, cilindros de oxigênio, aspiradores cirurgicos portáteis, micronebulizador, desfibrilador, mobiliários em geral, entre outros.


Do total de itens doados pela Eneva, 700 estão sendo adquiridos com fornecedores do Maranhão e correspondem a metade do valor investido pela empresa (R$ 500 mil). 

“Além de apoiar o governo estadual no combate à pandemia da Covid-19, buscamos também priorizar os fornecedores locais, comprando o máximo possível de itens hospitalares no Maranhão. Somente buscamos em outras regiões o que não estava disponível no Estado, considerando a alta demanda do momento e a urgência de entrega”, explica o diretor de Operações do Complexo Parnaíba, Vilmar Carneiro. 

O diretor ressalta ainda que o momento é de unir forças e ajudar no que for possível para superar a situação.


“Precisamos nos unir aos governos e sociedade civil para combater esse vírus que nos assola. A Eneva não poderia deixar de ser solidária e responsável neste momento de urgência, principalmente com os nossos colaboradores e com as comunidades que estão próximas as nossas operações. Estamos redobrando os cuidados e a atenção para manter as operações essenciais de fornecimento de energia, sem descuidarmos do bem-estar das pessoas”, acrescenta. 

Todos os itens hospitalares adquiridos pela Eneva serão usados pelo Estado em outras unidades de saúde quando o hospital de campanha for desmobilizado. 

O apoio ao governo estadual se soma as outras ações já realizadas pela empresa para ajudar as entidades públicas e comunidades no combate ao coronavírus. 

Além das doações ao hospital de campanha em Pedreiras, a Eneva já entregou cinco respiradores ao Estado e também tem buscado ajudar os municípios do Médio Mearim e as comunidades locais.


Até o momento, foram doadas 4.200 cestas de alimentos, que beneficiaram mais de mil famílias em vulnerabilidade social, e dois mil kits de higiene. E está sendo implementado o projeto Costurando para o Bem, que vai apoiar costureiras e artesãs dos municípios para produzir máscaras e jalecos.  

Sobre a Eneva 


Empresa integrada de energia, que une a atividade de exploração e produção de gás natural em terra à geração de energia. 

As operações da Eneva estão concentradas no Norte e Nordeste do país e contribuem para o aumento da segurança energética das regiões e para a modicidade tarifária. 

A companhia é responsável por 46% da capacidade instalada de geração térmica do subsistema Norte e 11% da capacidade instalada de geração a gás do país.




1 Comentários