No Brasil, hoje vivemos uma séria pandemia que tem mudado a vida de todos os brasileiros, alterando até, de forma imprevisível, as suas rotinas.

Informações, hábitos, isolamento, incertezas, dentre diversos  outros fatores poderão levar várias pessoas a terem  desequilíbrio emocional.

A Dra. Géssyca Saturnino, em entrevista cedida ao Blog do Coutinho Neto, afirma que é possível vencer a crise sem causar nenhum dano mental, apenas com cuidados simples diários.

Com todos os decretos que inibem a aglomeração de pessoas e o contato social, Géssyca explica: "O ser humano precisa de contato, interação com outras pessoas por sermos sociáveis. A reclusão pode nos dar reações negativas."

As orientações passadas pela psicóloga é manter uma agenda de atividades, como ler, assistir filmes ou revisar conteúdos pedagógicos com os filhos, além de atividades físicas que auxiliam na liberação de hormônios ligados à sensação de prazer, como a serotonina e a endorfina, podendo ser praticados em casa ou locais ao ar livre com pouco fluxo de pessoas. 

"Essas atividades ajudam a manter uma rotina de tarefas ativas e que serão positivas para o corpo e para a mente", explica especialista.

A psicologa cita a importância das redes sociais, mas também apresenta o seu lado negativo: "As redes sociais são de extrema importância nesse momento para que todos nós possamos interagir com amigos e família, mantendo-nos próximos, buscando apoio dessas pessoas para aliviar a tensão e diminuir o medo. Por outro lado, recebemos muitas informações falsas e infundadas, que acabam nos deixando preocupados e ansiosos. Por isso devemos sempre buscar fontes de informações confiáveis, tendo assim conhecimento apenas da verdade. Outra coisa importante para a população é o não compartilhamento de vídeos ou fotos que mostram pessoas em leito de morte, pois assim agrava ainda mais a situação de pessoas que sofrem com ansiedade ou depressão."

Entrevista concedida neste domingo, 22 de março de 2020. 



0 Comentários