A Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Saúde  comunica que, neste momento não possui nenhum caso suspeito do Novo Coronavírus (COVID-19).

O caso que está sendo vinculado nas mídias sociais, refere-se ao paciente de 26 anos, sexo masculino, residente em Pedreiras, atendido no Hospital Municipal Geral e Maternidade de Pedreiras (HMGMP), na segunda-feira (16/03/2020), apresentando quadro de febre alta (39°), de início abrupto, seguida de cefaleia, mialgia, prostração, calafrios, tosse seca e dor torácica moderada ao tossir. 

Após avaliação médica e epidemiológica do caso, o mesmo foi notificado como caso suspeito de: Dengue, Zika, Chikungunya; bem como considerando o período de sazonalidade de transmissão das Doenças de  Respiratória: Influenzas, Pneumonias, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e outras., fora também notificado como caso suspeito de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG),por apresentar quadro-clinico susceptível para H1N1, com realização de coleta de Swabs de Nasofaringe (SNF) e Orofaringe (SOF) em17/03/2020, e posterior envio de amostra ao LACEN-MA na quarta-feira dia 18/03/2020.


De acordo com os critérios do Ministério da Saúde o paciente não se enquadra na classificação de caso suspeito de COVID-19. Continua internado sob avaliação médica e tratamento, tendo prescrição médica de Tamiflu 75 mg, com inicio o tratamento na data vigente.

Pedreiras (MA), 18 de março de 2020

Karenn Cynthia Santos e Silva Borges

Secretária Municipal de Saúde
 
 


0 Comentários