Conquista do voto feminino completa 88 anos.
O dia 24 de fevereiro foi um marco na história da mulher brasileira. No Código Eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, o voto feminino no Brasil foi assegurado, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto.
As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo, fruto de uma longa luta iniciada antes mesmo da Proclamação da República e que foi parcialmente permitido somente às mulheres casadas, com autorização dos maridos e as viúvas e solteiras que tivessem renda própria, o exercício de um direito básico para o pleno exercício da cidadania.
Já em 1934, as restrições ao voto feminino foram eliminadas do Código Eleitoral, embora a obrigatoriedade do voto, fosse um dever masculino. Em 1946, a obrigatoriedade foi estendida também às mulheres.
A Prefeitura Municipal de Pedreiras, através do prefeito Antônio França e a secretária da Mulher, Cícera de Maria Alves Lopes, parabenizam todas as mulheres por essa importante conquista.
0 Comentários