Dr. Allan Roberto.

O médico Allan Roberto resolveu presentear o Blog do Coutinho Neto com um belíssimo artigo que trata de um dos assuntos mais discutidos no mundo na atualidade. Leia e faça uma reflexão.

Desde a pré-campanha presidencial passada que o Brasil vive uma dicotomia ideológica aberrante que chafurda e atrapalha o país, a mídia e nossas instituições. Certo é que a emoção cega a razão e todo fanatismo leva o ser humano à burrice extrema. Mas eu nunca imaginei que os adeptos de Bolsonaro fossem usar a pandemia do coronavírus para razões ideológicas.

Uma hora a China comunista serve para o Presidente ir visitar e fazer negócios vantajosos para o Brasil. Agora a China não serve mais porque sua "nojentesa alimentar comunista" coloca o mundo em risco com o coronavírus. Quanta ignorância!!! A culinária chinesa é de cultura milenar, anterior a Cristo! E cultura não se mede. Civilização, sim. Se há falta de higiene lá em seus mercados mostrados nos recentes vídeos divulgados, são muito piores as condições sanitárias dos mercados brasileiros Brasil afora. Vide as condições de abate e venda de gado e outros animais em nossas cidades próximas. Comer ratos, morcegos, cães, serpentes e insetos é cultura alimentar. Não é asqueroso. Come-se camarão em Israel? Come-se picanha na Índia? Come-se porco na Arábia Saudita? Não, não e não! Para os árabes, indianos e judeus (bilhões de pessoas), a nossa culinária é que é nojenta.

Se a culinária milenar chinesa é culpada pelo coronavírus, quem foi o culpado pelo vírus H1N1 que causou há exatamente uma década a gripe aviária que maltratou, matou e assustou o mundo a partir de Hong Kong? O vírus vinha do frango - de nossa culinária. E o "mal da vaca louca" na Escócia, na rica e desenvolvida Europa, na década de 90?

O que fez o coronavírus tão mortal foi uma mutação genética recente tal qual a do H1N1 naquela época, provocada pela devastação do meio ambiente. A ciência já comprovou que a não preservação dos ecossistemas  está provocando alterações climáticas e ambientais que estão causando mutações genéticas nos micro-organismos, nos animais e no próprio ser humano (vide os milhões de pessoas atualmente com intolerância a lactose, que há 30 anos era uma doença que praticamente não existia).

O coronavírus sempre existiu, só que sem toda essa virulência e letalidade. E migrou de animais para humanos, como o H1N1 aviário em 2009 e o HIV da AIDS em 1980, que antes era só dos macacos africanos.

Deixemos de acreditar e julgar tudo pelo primeiro post sobre qualquer assunto que vemos em grupos de WhatsApp e em outras redes sociais . Essas mídias nos trouxeram muitas vantagens, como a rapidez e socialização da informação. Mas nos trouxe um grandessíssimo mal, consequência de um de seus benefícios maiores, que foi ter dado voz a todos universalmente. Mas isso tem um preço altíssimo:  proporcionou a milhões de analfabetos de pais, mães e parteiras, verdadeiros néscios acharem que sabem tudo, inclusive se achando doutores e professores de todas as áreas. E saem por aí disseminando suas besteiras e promovendo desinformação e idiotizando muito mais pessoas.  A pandemia do coronavírus tornada "ideológica" é a nova desses bestas querendo mudar a história milenar chinesa confundindo cultura culinária com a grande fome chinesa do regime de Mao Tsé Tung .

É por isso que digo sempre: esse maniqueísmo de esquerda e direita que o país vive está imbecilizando as pessoas. Não devemos julgar o mundo pelo ovo que vivemos e conhecemos.

Dr. Allan Roberto é médico, membro e fundador da Academia Pedreirense de Letras, jornalista, escritor, ex-presidente da Câmara Municipal de Pedreiras e articulador político.


1 Comentários

  1. Muito bom, aliás, excelente o texto Aberração Ideológica, do admirável confrade Allan Roberto. Um aspecto, no entanto, que pode não ter sido intenção de esque esquerda ou direita, é o de ideologizar o coronavírus, por partir de um país comunista, a China. Simplesmente foi ressaltado o problema da falta de higiene, que na verdade existe tanto ali quanto nos países capitalistas. O certo é que a causa pode estar na China, mas o efeito pode atingir todo o mundo, sendo, assim, um problema cujo tratamento e solução é do interesse de todos.

    ResponderExcluir