Secretário do Meio Ambiente de Trizidela do Vale, Rai Brito.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim realizou nos dias 20 e 21 deste mês no auditório do IEMA em Pedreiras a posse do colegiado e eleição da diretoria.
 
A posse dos membros do colegiado aconteceu após a eleição, ocorrida no dia 29 de outubro, no município de Bacabal. 

Do segmento “Setor Público” foram eleitas 12 instituições e uma dessas instituições é a prefeitura de Trizidela do Vale no qual ali foi representada pelo secretário municipal de Meio Ambiente Raí Brito.
 
Os Comitês de Bacias Hidrográficas, entes do Sistema Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos, constituem o “Parlamento das Águas”, espaço em que representantes da comunidade de uma bacia hidrográfica discutem e deliberam a respeito da gestão dos recursos hídricos, compartilhando responsabilidades de gestão com o poder público.
Comitê é um termo que indica uma comissão, junta, delegação ou reunião de pessoas para debate e execução de ações de interesse comum. 

Bacia hidrográfica é um território delimitado por divisores de água cujos cursos d’água em geral convergem para uma única foz localizada no ponto mais baixo da região. Unindo os dois conceitos: Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) significa o fórum em que um grupo de pessoas, com diferentes visões e atuações, se reúne para discutir sobre um interesse comum – o uso d’água na bacia.
 
É por meio de discussões e negociações democráticas que os comitês avaliam os reais e diferentes interesses sobre o uso das águas das bacias hidrográficas, possuem poder de decisão e cumprem papel fundamental na elaboração das políticas para gestão das águas nas bacias, sobretudo em regiões sujeitas a eventos críticos de escassez hídrica, inundações ou na qualidade da água que possam colocar em risco os usos múltiplos da água, conforme assegurados em Lei.

Assecom - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Trizidela do Vale.







0 Comentários