Inauguração do Ambulatório Municipal de Saúde Mental.

Cuidar da saúde mental não é mais um tabu, ainda em continuidade às comemorações dos 25 anos de Trizidela do Vale, o prefeito Fred Maia através da prefeitura inaugurou pela primeira vez no município a implantação de um espaço destinado aos cuidados da saúde mental dos pacientes aqui cadastrados.

“Investimos na criação desse espaço para sermos totalmente independente, pois a partir daqui todas as famílias dos pacientes terão um atendimento humanizado e de qualidade”, disse o prefeito Fred Maia  no evento.


Diferente dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps.) que são definidos por perfis, o ambulatório atenderá cerca de 60 pacientes com transtornos de grau leve e moderado.

São oferecidas consultas com psiquiatras, acompanhamento psicológico individual e coletivo para adultos e crianças, terapia ocupacional para o público infantil, acolhimento de enfermagem, grupos de relaxamento e psicoeducativos, atendimento familiar e visitas domiciliares. A equipe é composta por um psiquiatra, um psicólogo, um enfermeiro, um técnico de enfermagem.

Todos os pacientes atendidos pelo ambulatório devem ser encaminhados pelas unidades de saúde. “É um ambiente que favorece a evolução do tratamento. 


Temos todo o aparato necessário para o atendimento”, contou a coordenador do Ambulatório, Emerson que ressaltou ainda que o objetivo do ambulatório é ofertar atendimento psicossocial à população de forma igualitária, em conjunto com a rede de atenção à saúde de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade oferecerá  atendimento à população, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.



Essa é uma grande conquista devido a todos os esforços dessa administração estou imensamente honrada por esse presente do prefeito a nossa cidade, comentou Arilene Oliveira secretária municipal de Saúde.

Assecom - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Trizidela do Vale.

0 Comentários