Médico e ex-deputado estadual Kléber Branco.

O Ministério Público do Estado do Maranhão, através do Procurador Geral de Justiça, Dr. Luiz Gonzaga Martins Coelho e do Coordenador do Programa Memória Institucional do Ministério Público Dr. Deodoro Peres Neto, estará promovendo na próxima sexta-feira, dia 04 de outubro, um evento em comemoração aos trinta anos da Constituição do Estado do Maranhão.

Na solenidade serão homenageados alguns deputados constituintes que participaram da elaboração e votação da constituição estadual, também conhecida como constituição de 89. 

Dentre os homenageados, está o saudoso médico pedreirense Dr. Kleber Carvalho Branco, que na época ocupava uma cadeira no parlamento estadual e participou ativamente dos debates.

O evento está previsto para iniciar as 09h no auditório da sede da Procuradoria Geral de Justiça e na programação, além das homenagens, também acontecerá a apresentação de um painel com o tema “Constituição Estadual do Maranhão de 1989: conquistas, desafios e possibilidades”, tendo como expositor Juarez Medeiros, membro aposentado do MPMA e deputado constituinte. Benedito Caroba e Helena Heluy que debaterão o tema.

Kleber Branco era formado em medicina pela Universidade de Buenos Aires da Bahia, professor concursado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e membro da Academia Maranhense de Medicina. Entre outras homenagens da classe médica, ele recebeu placa do Conselho Regional de Medicina (CRM) pelo enaltecimento à medicina do Maranhão. Também era membro da Academia Pedreirense de Letras.


Na vida política, Kléber Branco foi vereador, prefeito de Pedreiras, deputado estadual por duas legislaturas, 1º secretário da Assembléia Legislativa, 1º secretário da Assembléia Constituinte (1988). 
Kléber Branco foi também presidente das comissões de Saúde e do Meio Ambiente, autor do preâmbulo da Procuradoria da Assembléia e de mais de 100 emendas constitucionais e de 32 projetos de proteção ambiental.

Ainda como deputado, Kleber Branco moveu uma ação pública contra o governo federal, por este ter acabado com o Projeto de Agroindústria da Região do Mearim — já instalado e em pleno funcionamento para abastecer de produtos agrícolas as regiões Norte e Nordeste — e ter deixado saquear a Barragem do Rio Flores, que ameaçava de destruição as regiões ribeirinhas.
Em Pedreiras, Kléber Branco entrou em litígio com o governo do Estado, por este ter fechado o Sesp e o Crutac de Pedreiras e ter deixado o bairro do Mutirão sem luz, esperando ser reinaugurado pelo ex-governador Nunes Freire. 

Ao chegar para inaugurar a obra, o governador encontrou faixas pretas com os dizeres: “Até Nunca Mais Excelência”. Irritado, Nunes Freire mandou prender Branco, que foi retirado da cadeia pela multidão revoltada.

Em 2007, Kleber Branco foi agraciado com o título de cidadão de Trizidela do Vale. A homenagem foi motivada pelo reconhecimento da população e da toda a classe política pelo empenho do ex-parlamentar constituinte em prol da emancipação e do desenvolvimento sócio-cultural e sócio-econômico do município, desmembrado de Pedreiras.

Fonte: Blog da Suêlda Santos 


0 Comentários