Gestão transparente Cidadão Consciente. Esse é o nome do movimento social que está acontecendo no município de Pedreiras, que visa instituir regras mais rígidas para o governo municipal gastar e prestar contas dos recursos dos royalties. 


A ideia inicial do projeto é levar ao conhecimento da população informações sobre a utilização e as razões pelo qual o município recebe esse dinheiro.  

Para isso, está sendo proposta pela OAB Subseção Pedreiras a implantação de uma Lei de iniciativa popular, baseada no diálogo com pessoas físicas e jurídicas e visa dar diretrizes aos royalties que o município de Pedreiras recebe da extração de gás. 

A proposta de instituição de Lei que visa fiscalizar e regulamentar a entrada e saída do dinheiro recebido está em fase de coleta de assinaturas.  

Mas, o que é royalties? Consiste em uma quantia que é paga por empresas privadas ou estatais aos estados e municípios pelo direito de usar, explorar ou comercializar um produto, obra, terreno, ou seja, no território pedreirense existe um solo fértil para recursos não-renováveis como o gás natural. 

A empresa ENEVA extrai o gás e em troca paga ao município uma quantia conforme o volume de extração. Ao longo de três anos a cidade já recebeu em torno de 22 milhões de reais.  

Apesar do grande volume de recursos recebidos, a população tem reclamado pois não vê este dinheiro materializado em infraestrutura ou em recursos básicos como saúde e educação.  

Além da regulamentação, o Projeto de Lei prevê a criação de um conselho para fiscalizar a verba e de um fundo onde todo o recurso deva ser guardado, inclusive com 5% das parcelas sendo impossibilitados de serem gastos por um período de 12 anos, como uma espécie de poupança municipal.  

Para estimular uma participação mais ativa da população e diminuir dúvidas relacionadas aos recursos do royalties e para falar sobre a estrutura da lei, a Rádio FM Cidade em Parceria com a OAB/Pedreiras e a ACIAP, estará promovendo um grande debate que será transmitido pela emissora e os ouvintes terão a oportunidade de participar através das redes sociais. 

O debate acontecerá próximo dia 18 de outubro no auditório da ACIAP e contará com as presenças: 

Prefeito Antônio França.
Dr. Marco Adriano - Juiz da Comarca de Pedreiras.
Dr. Welliton Rezende - Controladoria Geral da União.
Dr. Eduardo Ferro - Presidente da OAB Pedreiras.
Ana Roberta - Presidente do Sindicato dos Servidores de Pedreiras.
Padre José Geraldo - Reitor do Santuário de São Benedito.
Apóstolo Neto - Presidente da AMEPER.
José Filho - Presidente do Comitê de Bacias. 
Sandro Vagner - Jornalista.
Kleber Branco - Diretor do Sistema Cidade de Comunicação.
Vereadores de Pedreiras.

Fonte: Tribuna 101.

0 Comentários