Grande ação é realizada em alusão ao Janeiro Roxo em Trizidela do Vale.

A Secretaria Municipal de Saúde de Trizidela do Vale, realizou nesta quinta-feira (13), uma grande ação em alusão ao Janeiro Roxo, que tem como objetivo ampliar o conhecimento da população sobre a hanseníase, por meios de ações para fomentar a importância do diagnóstico precoce, para evitar sequelas futuramente.

A hanseníase é uma doença crônica e cercada de estigmas, e por isso tem o mês de janeiro dedicado à atenção para o tema e conscientização sobre sintomas, prevenção e tratamento.


Durante a ação realizada em Trizidela do Vale, testes e avaliação dermatológicas foram realizados nas pessoas, além de consultas médicas e de enfermagem, exames e muitas orientações sobre o combate à hanseníase.

De acordo com a secretária de Saúde, Fabiana Meireles, a intenção da campanha é antecipar um diagnóstico, e com isso, diminuir as possibilidades de incapacitação física e interromper a cadeia de transmissão.


Sinais e sintomas.

Manchas (esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas) na pele com mudanças na sensibilidade dolorosa, térmica e tátil.

Sensação de fisgada, choque, dormência e formigamento ao longo dos nervos dos membros

Perda de pelos em algumas áreas e redução de transpiração

Dor e espessamento nos nervos periféricos

Redução da força muscular, sobretudo nas mãos e nos pés

Caroços no corpo, pele seca e olhos ressecados

Feridas, sangramento e ressecamento no nariz, febre e mal-estar geral.


Onde se tratar.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, caso um ou mais desses sintomas se apresente, procure ajuda médica nas unidades básicas de saúde do município para fazer exames e receber orientações sobre o tratamento.

Em caso de diagnóstico confirmado para hanseníase, pessoas com as quais mantém contato próximo, como familiares e amigos, também devem procurar atendimento médico para serem examinados. 

Após o diagnóstico, o tratamento com medicamentos deve ser iniciado de imediato. Ao fazer isso, o paciente de ser transmissor da doença.






0 Comentários