Campanhas continuam sendo realizadas no Setembro Amarelo em Trizidela do Vale.

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. É neste mês que ações são realizadas buscando promover a saúde mental e dar destaque a centros que oferecem ajuda a quem precisa.

Nesta sexta-feira (10), foi realizada uma ação em frente na Praça da Juventude ao dia D Mundial da Prevenção do Suicídio


O objetivo do dia é conscientizar as pessoas ao redor que o suicídio pode ser evitado.

O evento contou com a participação da coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental, Josyane Fernandes, da coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Arlene Freitas, da gestora de Políticas Públicas Para as Mulheres, Dina Selma, da secretaria de Educação, Sônia Abreu e da psicóloga Fernanda Souza que ali ministrou palestra sobre a prevenção do suicídio, além do pastor Jucelio da Igreja Batista, que ali fez uma oração por este momento.

Falar sobre o suicídio é uma forma de prevenir, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema. Que possamos ficar atento aos sinais e não ignorar um pedido de ajuda, todas as vidas importam”, alertou a secretária municipal de Saúde, Fabiana Meireles.


A cor amarela, segundo o site do Centro de Valorização da Vida (CVV), representa a vida, a luz e o sol, simbolismo que reflete a proposta da campanha de preservar a vida.

O evento contou ainda com uma apresentação teatral do grupo de teatro CTNAC, que apresentou uma linda mensagem encenada por atores que retrataram a realidade de quem vive com depressão e de que maneira procurar ajuda.


De acordo com a secretária de Saúde, Fabiana Meireles, as ações em alusão a campanha serão realizadas durante todo esse mês.

Precisamos conscientizar que as pessoas que passam por depressão não estão fazendo drama, não estão querendo chamar atenção, não é a falta de Deus e muito menos frescura. Precisamos dar as mãos, ter empatia com o nosso próximo, não julgar a dor que não é nossa. Vamos respeitar e acolher quem mais precisa”, finalizou a secretária de saúde.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Trizidela do Vale.







0 Comentários