Duas novas escolas foram entregues por Erlânio Xavier em Igarapé Grande.

Uma parceria entre a Prefeitura de Igarapé Grande e o Governo do Maranhão garantiu a construção de três novas e modernas escolas no município de Igarapé Grande, sendo que duas delas foram entregues na tarde desta quinta-feira (01).

Estiveram presentes na inauguração o prefeito do município, Erlânio Xavier, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a secretária municipal de Educação Shirliane Sampaio, a primeira-dama Shirlene, o vice-prefeito, Totota Pinheiro, do sub-secretario estadual do Trabalho e Economia Solidária, Genilson Alves, vereadores, secretários municipais e populares.


No primeiro momento, a comitiva inaugurou as novas instalações da Unidade Integrada Francisca Matias da Paz, localizada no Bairro Vila Matias. 

A inauguração contou com a presença de dois filhos da ex-prefeita Francisca Matias, entre eles o ex-deputado federal Eduardo Matias, que não escondeu a alegria e a emoção em ver uma moderna escola que leva o nome de sua mãe. 

Junto com a Unidade Escolar Francisca Matias da Paz, Erlânio Xavier também inaugurou uma praça que fica ao lado da escola. A praça leva o nome da dona Maria Salete, mãe do vereador Pedro Cidade, que também se emocionou em ver uma homenagem ser prestada para a sua mãe.


Na Vila Matias, o prefeito Erlânio Xavier disse que os alunos do bairro viverão um novo momento, uma nova realidade, com um colégio que vai oferecer muito mais conforto e comodidade para todos.

"Vocês agora tem uma escola digna para estudar, um lugar do jeito que vocês merecem", disse Erlânio se dirigindo às crianças que estavam no local.

Xavier agradeceu também à família Matias por ter doado uma parte do terreno para que a escola e a praça tivessem um pouco de mais espaço.

"Zé Antônio, o Eduardo e a Cíntia que nós falamos pra aumentar um pedacinho aqui desse terreno pra poder concluir a obra, não fizeram nenhuma questão de falar em valores, dizendo que a gente podia utilizar o terreno que precisasse", disse o prefeito em referência à família Matias.


Já o secretário Felipe Camarão disse que estava muito feliz em poder ajudar a concretizar o sonho e toda a classe estudantil da Vila Matias com a construção da nova escola.

"Eu queria agradecer imensamente o carimbo de vocês, e agradecer porque o nosso mestre Jesus nos permitiu estarmos vivos aqui hoje para fazer essa bela entrega, uma entrega que é principalmente do povo de Igarapé Grande. Esse que é um trabalho sério, um trabalho conjunto que o governador Flávio Dino faz aqui com o prefeito Erlânio Xavier", disse o secretário.

Em seu discurso, Felipe Camarão afirmou que outros trabalhos importantes na área da educação serão realizados em Igarapé Grande, entre eles a completa recuperação e modernização do Farol da Educação (Biblioteca Pública) do município.


Outra que não escondia a alegria e a emoção com a entrega das novas escolas, era Shirliane Sampaio, secretária municipal de Educação. 

"Esse é um momento único para todos nós de Igarapé Grande, em especial para nossos profissionais da educação e para nossos alunos que vão usufruir de toda essa nova estrutura. Agradeço ao prefeito Erlânio Xavier e ao secretário Felipe Camarão por todo o esforço e dedicação", finalizou a secretária.

Após inaugurarem a escola da Vila Matias, Erlânio Xavier, Felipe Camarão e toda a comitiva se dirigiram para o povoado Cariri, onde mais uma escola foi inaugurada.


Na comunidade foi inaugurada a Unidade Escolar Pinheiro de Moura, outra nova e moderna escola que vai oferecer mais condições de ensino para os alunos da comunidade. 

Assim como na Vila Matias, uma praça também foi construída ao lado da Unidade Escolar Pinheiro de Moura no Cariri.

O vice-prefeito Totota Pinheiro, que esteve na inauguração, disse que o momento era de agradecer ao prefeito Erlânio Xavier pelas importantes conquistas para o município.

"Eu sempre digo que o Erlânio tem inúmeras qualidades, mas existem três que eu considero muito importantes. Uma delas é o grande coração que ele tem, ele tem um coração muito bom. A outra delas é que ele é amigo dos amigos e a terceira e mais importante que eu acho que é o grande amor que ele tem por Igarapé Grande", disse o vice-prefeito.


Ainda na inauguração da escola do Cariri, o aluno do 6° ano, Miguel Aquino fez uso da palavra para agradecer e homenagear o prefeito Erlânio Xavier.

"Venho em nome de todos os meus colegas agradecer ao prefeito Erlânio Xavier pela escola nova que estamos recebendo. Para nós, é motivo de muita alegria, pois passamos os últimos anos estudando em uma escola com inúmeros problemas, onde muitas vezes fomos privados de frequentar a escola porque o prédio tava alagado, mas hoje o sentimento de gratidão toma conta de todos nós", disse o aluno emocionado.

Ao final, o aluno Miguel Aquino entregou uma placa ao prefeito Erlânio Xavier, como forma de agradecer pela nova escola.

Durante as inaugurações, a organização adotou todas as medidas de prevenção contra a Covid-19, como a distribuição e o uso de máscaras, além da utilização do álcool em gel.

Veja o discurso do prefeito Erlânio Xavier e imagens das inaugurações.




























0 Comentários