Preocupada com a saúde dos profissionais da limpeza urbana, a Prefeitura de Pedreiras pede à população que reforce o cuidado no descarte do lixo das residências onde há pessoas com a Covid-19.

Esse é apenas um dos vários cuidados que devem ter as pessoas contaminadas com o novo coronavírus. 

Os materiais usados por pacientes isolados em casa podem acabar contaminando outras pessoas, principalmente quem trabalha com a coleta de resíduos.

Hoje, há 82 pessoas atuando como coletores de lixo em Pedreiras. Segundo Rafaella Lima, gerente administrativa da empresa responsável pela coleta, desde o início da pandemia, em torno de 25% dos profissionais já tiveram a Covid, comprovadamente, com atestado médico. Alguns outros, tiveram os sintomas e foram afastados em cumprimento a quarentena. 

A empresa alerta os moradores de casas onde há pessoas com Covid, para que separem o lixo da pessoa que está com a doença, borrife dentro das sacolas com água sanitária, depois junte as sacolas em um saco maior, borrife novamente com água sanitária, agora por fora, e amarre com uma fita vermelha para sinalizar que há risco de contaminação. 

Além disso, o lixo só deve ser colocado na calçada, próximo ao horário de passagem do caminhão de coleta. Isto porque, os animais podem rasgar a sacola, e aumentar ainda mais o risco de contaminação. 

""Essa é uma medida simples que pode salvar muitas vidas", diz Rafaella.




0 Comentários