Plano de Contingência foi apresentado pela Defesa Civil.

A Prefeitura de Pedreiras, através da Defesa Civil Municipal, apresentou na manhã desta quinta-feira, 18, o Plano Municipal de Contingência Inundações e Deslizamentos

O Plano estabelece procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta a emergências e desastres ocasionados pelas chuvas esperadas para os próximos meses.

O coordenador da Defesa Civil, Rai Brito, reforçou que todos os órgãos e instituições envolvidos no plano estão comprometidos em realizar ações que visem minimizar os impactos de uma possível enchente.

"Nós que fazemos o Governo Tempo de Reconstuir estamos atentos as mudanças que vêm ocorrendo no nosso Rio e já nos antecipamos na montagem do Plano, para que as famílias ribeirinhas tenham segurança que iremos fazer o possível para que os transtornos causados em caso de enchente, sejam os menores possíveis", afirma o coordenador.

De acordo com a prefeita Vanessa Maia, o plano é estruturado a partir do mapeamento das áreas de risco da cidade, quando foi feito a setorização do risco e o diagnóstico dos graus de probabilidade. No documento também são definidos as funções de cada setor durante as diversas ações. 



Esse plano contempla desde organização de possíveis abrigos à assistência médica, lembrando que devido a pandemia do coronavírus, os cuidados com a saúde da população devem ser redobrados.

"Nós temos dois grandes desafios, a possível enchente e a pandemia, que ainda não acabou. Então, nosso cuidado com a saúde dos pedreirenses e, em especial, da população atingida, será redobrado. Todas as nossas secretarias estão envolvidas e disponíveis para ajudar", reforça.

Rio Mearim

O nível normal de água no Rio Mearim é de 2.10 metros. Com as últimas fortes chuvas, esse nível já está em 3.65 metros. O Plano de Contingência é ativado quando o rio alcança o nível de 5 metros.

Participaram da apresentação, secretários municipais, capitão QOABM Joel Machado Rodrigue, comandante da 2ª Companhia do 6º BB, sub tenente Serafim, chefe de Instrução do Tiro de Guerra 08-008 e tenente coronel Miguel, comandante do 19ª BMP e a imprensa local.



0 Comentários