Secretário de Educação Chico da TV.

O secretário municipal de Educação de Trizidela do Vale, Chico da TV, apresentou hoje aos vereadores, sindicato e Conselho de Educação, um calendário para uma possível volta as aulas em 01 de agosto de 2020. 

Segundo o secretário, o novo calendário trata da volta às atividades escolares de forma a seguir todas as determinações das autoridades de saúde e sanitárias. 

"Levamos hoje ao conhecimento do Conselho Municipal de Educação, a Câmara Municipal e ao Sindicato nossa proposta, que inclui aulas aos sábados com inicio dia 01/08/2020 e término dia 28/02/2021, contando assim como ano letivo de 2020. Se nossa proposta for aceita por essas autoridades, é importante que o próximo secretário(a) e prefeito(a) cumpram este calendário, para que somente desta forma nossas crianças não sejam prejudicada com um direito que é delas, a educação", frisou o secretário. 

Na oportunidade, o secretário informou ainda que o protocolo "Trizidela de Volta as Aulas" terá restrições, com um acompanhamento minucioso para garantir a segurança de nossas crianças e profissionais. 

O Protocolo "Trizidela Volta às Aulas", funcionará da seguinte forma: 

Divisão da turma: Talvez seja necessário dividir o grupo de crianças e, portanto, só haverá espaço para metade delas em um dia, o que significa dividir a escola em dois grupos e cada grupo participará em dias alternados para acomodar todos na escola com distanciamento social. 

Organização dos assentos na sala de aula: As crianças poderão sentar-se em cadeiras alternadas. 

Medidas físicas de distanciamento: Inclui a proibição de atividades que exijam grandes reuniões, escalonando o início e o fim do dia escolar, escalonando os horários de alimentação, tendo a escola em turnos para reduzir o tamanho da turma. 

A equipe escolar começará uma semana antes para garantir que tudo esteja limpo e organizado. 

Treinamento da equipe: Devemos treinar em todos os pontos indicados neste protocolo o.corpo docente e o pessoal não docente. 

Transporte Escolar: O motorista do ônibus e a equipe de suporte devem desinfetar e higienizar o veículo duas vezes ao dia. 

Garantir que todas as crianças e funcionários do ônibus usem máscaras o tempo todo e planeje um arranjo de assentos bem espaçado. 

A busca e entrega das crianças podem ser reorganizadas para manter o distanciamento. 

O atendente de ônibus deve receber um termômetro e verificar a temperatura da criança ao buscá-la. 

O atendente e o motorista do transporte devem aprender regras de higiene, lavagem das mãos e distanciamento social. 

Verificar se há álcool em gel ou liquido (70°) para higienizar as mãos, disponível o tempo todo, no transporte. Faça as crianças usá-lo quando necessário. 

Checando a temperatura: Nas escolas é obrigatório termômetros digitais de longo alcance e de boa qualidade, uso de luvas descartáveis, especialmente se muitas pessoas usarem o mesmo termômetro. 

Verificações de temperatura, máscaras, distanciamento social e lavagem regular das mãos ou higienização obrigatória para todos os funcionários e crianças. 

Crianças ou funcionários com febre de 38°C, ou mais, ou outros sinais da doença não devem ser admitidos no estabelecimento escolar. 

Usar máscara facial é obrigatório para todos os professores, funcionários e familiares. 

O secretário Chico da Tv, disse ainda que, até a descoberta de uma vacina ou de um medicamento eficaz contra a Covid-19, o sistema de educação terá de aprender a conviver com a doença, reforçou que o principal método para recuperação de conteúdos deve ser a forma presencial de ensino, uma vez que nem todos os alunos têm acesso facilitado a meios não presenciais e vamos ter que superar algumas práticas, porque o momento exige soluções diferenciadas.

1 Comentários