ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PEDREIRAS
C.N.P.J.: 06.184.253/0001-49



NOTA INFORMATIVA

Como as atividades escolares foram suspensas como medida preventiva de combate à Covid-19 e , diante da situação de imprevisibilidade  de retorno das aulas presenciais,  a Secretaria Municipal de Educação de Pedreiras, seguindo as orientações constantes no Parecer CNE/CP Nº 5/2020, o qual já foi homologado pelo Ministério da Educação e Cultura  irá trabalhar ,  a partir do dia  08 de junho do ano em curso, com a realização de aulas não presenciais, utilizando diferentes mecanismos para interação virtual entre professores e alunos. O término das aulas virtuais irá depender dos decretos que regulamentarão o retorno das atividades escolares presenciais.

Para a realização desta ação a Secretaria Municipal de Educação realizou reuniões por videoconferências com Gestores e Supervisores Escolares, a fim de que as aulas virtuais possam garantir uma maior efetividade do processo ensino e aprendizagem na rede municipal de ensino.

As aulas remotas que serão aplicadas irão oportunizar a continuidade da escolarização por meio de recursos tecnológicos ( vídeos, textos, etc) , as lições serão encaminhadas às turmas pelos professores de cada disciplina,  procurando sempre utilizar uma linguagem clara e um direcionamento objetivo para cada atividade, com essa prática iremos procurar garantir o desenvolvimento do conteúdo programático previsto. 

Os alunos que não tiverem acesso à internet, a escola irá enviar atividades autoinstrutivas, com roteiro de estudo para que o aluno não fique prejudicado
Assim, a rede municipal de ensino irá proceder da seguinte forma para a realização das atividades não presenciais:

EDUCAÇÃO INFANTIL: utilização das atividades do Projeto Aprender Dentro e Fora da Escola, tendo como canal de comunicação os grupos de WhatsApp de cada sala com os pais ou responsáveis.

ENSINO FUNDAMENTAL:
·         1º ao 4º ano: utilização de algumas atividades do Projeto Aprender Dentro e Fora da Escola, tendo como canal de comunicação os grupos de WhatsApp de cada sala com os pais ou responsáveis. Todavia será  feita uma adequação das atividades para cada ano , conforme o planejamento do professor.
·         5º ano: a escola utilizará o melhor sistema de interação que se adequar a sua realidade , grupos de WhatsApp ou o Google Classroom, a depender da maturidade e autonomia dos alunos.
·         6º ao 9º ano: utilização doGoogle Classroom .

Google Classroom ou a Sala de Aula do Google é, uma ferramenta on line gratuita que auxilia professores, alunos e escolas com um espaço para a realização de aulas virtuais. Por meio da referida ferramenta as turmas podem comunicar-se e manter as aulas a distância mais organizadas. Os professores podem também publicar tarefas em uma página específica e ainda verificar quem concluiu as atividades, além de tirar dúvidas em tempo real e dar notas pela atividade.

Além dessa ação a Secretaria Municipal de Educação também disponibilizou para os Gestores Escolares um Guia para Pais e Cuidadores, com orientações sobre como estudar em tempo de pandemia, uma vez que para a realização das aulas remotas, ou seja, virtuais será necessária a participação efetiva dos pais ou responsáveis.

Pedreiras(MA), 03/06/2020.

Débora Regina Oliveira Cruz Sousa
Secretária Municipal de Educação de Pedreiras

0 Comentários