Chico da TV, secretário de Educação de Trizidela do Vale. 

O Secretário de Educação de Trizidela do Vale, Chico da TV, escreveu um artigo em que ele faz um desafio para que os prefeitos da região se unam para combater o Coronavirus.

O momento que estamos vivendo é um momento muito delicado, precisamos parar com o orgulho besta, e deixar de lado o “ah! eu não preciso de fulano". Nós estamos em guerra senhores e senhoras, é preciso traçar metas e focar no problema, não adianta prefeito A ou B ficar no seu mundinho pequeno, é hora de discutir o problema no macro, conversar com o colega e saber quais as decisões devemos tomar.

Não adianta um prefeito comprar medicamentos, respiradores, se o colega da cidade vizinha não se preparar do mesmo jeito. Nossa região tem mais de 300.000 habitantes, nós não dispomos de uma UTI, já existem municípios com problema no hospital referência do estado, pacientes na fila de espera sem previsão de leito, e estamos falado de vidas meus prefeitos e prefeitas

Não adianta prefeito tal fechar o comércio se não for em acordo com seus vizinhos, não adianta prefeito A ou B tomar uma decisão isolada e depois ficar à deriva, o vírus chegou e estamos perdendo vidas, essas vidas estão indo para a estatística dos boletins municipais.

Hoje o óbito pode ser uma pessoa desconhecida, pra mim pra você, mas para a família dessas vitima é um pai, uma mãe, um irmão, um filho e amanhã pode ser um dos seus ou um dos meus.

Senhores vamos acordar, na estratégia da guerra só vence se você conhecer seu inimigo, é preciso união dos prefeitos, não vamos esperar somente pelo governo do estado, escolham uma cidade para ser a referência, juntem os profissionais de saúde, montem uma estrutura e salvem a vida do seu povo, mas e se me dizem “Ah Chico, estamos falando de orçamentos distintos”, eu digo que com união e vontade é possível sim, podemos compartilhar conhecimentos, estratégias e mão de obra entre os colegas. 

A ideia de consórcio entre as prefeituras é possível, várias cidades de nossa região estão ficando sem profissionais da saúde para atender seu povo.

Guerra é Guerra! Hoje estou secretário de Educação e vejo colegas montando calendário de início das aulas com previsões que nós sabemos que não vão se cumprir.

Eu digo meus amigos, a prioridade é salvar vidas, vamos focar em vencer o vírus, o ano letivo podemos recuperar mas a vida não. Vejo empresários com decreto que impõe restrições e mesmo assim as quebrando, dizendo que "ou faz assim ou fecha sua empresa",  e eu digo a vocês meus amigos empresários, isso não é uma brincadeira, procure fazer o que lhe foi recomendado, proteja seus colaboradores e a si.

Não sou vereador e também não sou prefeito, eu vejo em vários prefeitos e vereadores a vontade de acertar, mas não adianta ficar lutando sozinho, é inútil. Vejo também muitos que acham que não vai chegar na sua cidade, se os senhores não se unirem, nós vamos perder muitas vidas nesta guerra.

Dois meses atrás estive em uma reunião com umas autoridades de saúde de nossa região e eu já estava usando máscara, somente eu e o prefeito Fred Maia, uma das autoridades disse "não sou do grupinho que leva pânico às pessoas, não sei nem porque vocês estão usando máscaras, não sei se vocês estão com alguma doença”. 

Hoje o uso de mascara é obrigatório. Aprendi com meus pais e é um aprendizado que levo para a vida "Quando você ver o vizinho sofrendo coloque sua barba de molho", o que estou tentando dizer para todos vocês é que o vírus existe e está em nossa porta, está levando nossos amigos, vamos nos unir e combater este inimigo, porque somente com planejamento, estratégia e união nossa região pode sair deste pesadelo.

0 Comentários