Capitão Joel Machado.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Trizidela do Vale, capitão Joel Machado, esteve neste sábado (02), acompanhado do tenente Parga, sargento Fróes, major Cabral, piloto e policial civil André Felipe, co-piloto do CTA, visitando o local em que uma parede de um açude rompeu "parcialmente" no interior de Barra do Corda.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, a bacia Copaiba desemboca naturalmente no Rio Mearim e existem dutos de drenagem natural para aliviar a água acumulada.

Joel Machado informou que o rompimento irá aumentar o volume de saída de água da bacia, mas que são cerca de 40 km para que ela chegue até o Rio Mearim, sendo que neste intervalo a água vai percorrer ocupando espaços no terreno, havendo uma quebra de energia da tromba d'água, diminuindo o possível impacto aos ribeirinhos.

Da bacia Copaíba até pedreiras e Trizidela do Vale, são cerca de 110 km que a água irá percorrer até chegar no centro urbano de ambas as cidades, o que pode levar de 8 a 10 dias para chegar nas duas cidades.

Joel Machado disse ainda que não existem motivos para pânico e que estudos detalhados em parceria com técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil estão sendo feitos.

As consequências poderão não existir, mas os estudos são feitos para avaliar tecnicamente a possibilidade de impactos, mas em um primeiro momento foi avaliado que a quebra da energia da água e espaço para se dissipar pode evitar estes impactos.






0 Comentários