Alguns blogs de Pedreiras repercutiram matérias relacionadas à possível contágio por Covid-19 pelo prefeito Antônio França. 

Diante das dúvidas colocadas nestes veículos de comunicação em direções diversas, e para esclarecer os fatos, estamos informando que na tarde deste domingo (26/04), o gestor pedreirense recolheu material para exames laboratoriais para detecção do novo Coronavírus.

O material será encaminhado na próxima remessa, já nesta segunda-feira (27), para o Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão.

A coordenadora do Grupo Técnico Municipal de Enfrentamento a Doença pelo Coronavírus (COVID-19) – GTM COVID-19 de Pedreiras, Macleya Gomes fez a coleta do material para o exame, e esclareceu em vídeo caseiro: “Hoje, dia 26 de abril de 2020, estivemos realizando o RT-PCR do prefeito de Pedreiras, Antônio França, porque hoje de acordo com divulgações de blogs foi realizado um teste rápido que a gente não sabe a procedência, e uma vez que todo teste rápido não é específico somente para Covid-19, ele pode capturar outros vírus respiratórios, então para dar uma resposta à sociedade nós realizamos o teste específico e vamos aguardar o resultado dos exames”, explicou.

Prefeito Antônio França fez os seguintes esclarecimentos: “Estou aqui neste momento para fazer o exame específico do Covid-19, pois o teste rápido gerou algumas dúvidas, e para que eu a população possamos ficar tranquilos, diante de algumas especulações e para estar mostrando a real situação da minha saúde e tranquilizando aqueles que realmente se preocupam comigo, e a minha preocupação também com as pessoas que convivem comigo no dia a dia, que sabemos que são muitas pessoas para que assim possamos tomar as providências necessárias e devidas quanto aos meus contatos com estas pessoas nos últimos dias”, disse.

Quarentena

“E a partir deste momento estarei cumprindo a quarentena de acordo com as normas técnicas repassadas pela nossa coordenadora Macleya, para que possamos estar mantendo a segurança e a tranquilidade das pessoas que de certa forma possa ter contato comigo. Estarei cumprindo a quarentena de acordo com as normas técnicas do Ministério da Saúde para assim termos segurança quanto à questão da minha saúde”

Teste
O método RT-PCR  é o mais utilizado para diagnóstico do COVID-19, ele tem vários protocolos validados pela OMS.

Esse teste é o padrão ouro para detectar o RNA do SARS-CoV-2 é obtido pelo raspado da nasofaringe e orofaringe.

0 Comentários