A população de Pedreiras conta a partir desta terça-feira (17/03) com o apoio da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), do Governo do Maranhão. Os profissionais percorrerão as casas e os abrigos para evitar a proliferação de doenças típicas do período das enchentes, podendo chegar a pontos mais isolados do Município e atuarão em parceria com as equipes da Prefeitura de Pedreiras/Secretaria Municipal de Saúde.

A reunião para a apresentação das equipes que atuarão em Pedreiras e Trizidela do Vale aconteceu pela manhã desta terça-feira (17), na Unidade regional de Saúde de Pedreiras, para alinhar os trabalhos.

De acordo com a enfermeira da Fesma, Lúsia Luz, a atuação se dará junto às pessoas com maior vulnerabilidade, e serão realizadas visitas nos abrigos e casas alagadas, busca ativa, cadastramento, para que seja feito um plano específico para cada caso e assim dar assistência às demandas da população ribeirinha.

A secretária Municipal de Saúde ressalta que o apoio da Força estadual de Saúde é muito bem vinda neste momento, pois se trata de uma equipe multiprofissional que tem experiência no apoio aos municípios, e nesta época de alagamentos, atuarão nas áreas mais longínquas do município de Pedreiras.

A Secretaria Municipal de Saúde já está intensificando os trabalhos nos abrigos com as equipes da Estratégia Saúde da Família, com os Agentes Comunitários de Saúde e com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Fazendo o acompanhamento de diabéticos e hipertensos e em outros casos está disponibilizando atendimento médico, de enfermagem e se preciso for fazer encaminhamentos para ambulatórios.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Pedreiras (ASCOM).


0 Comentários