Prefeitura de Pedreiras realizando melhorias no igarapé.

O alargamento do igarapé pode amenizar enxurradas e evitar alagamentos, como os ocorridos no final de 2019, e para isso a Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, deu início nesta quarta-feira (15/01) a serviços de  melhorias no Igarapé localizado nas proximidades da Rua Maneco Rêgo (Seringal), fazendo a limpeza para melhorar a vazão das águas, tendo em vista que a passagem estava estreita.

“O igarapé nesta área está bastante assoreado, e por aqui recebe água vindas de vários pontos como Nova Pedreiras, Centro do Julião e até São Benedito, além do Seringal, então estamos alargando esta faixa para evitar inundações”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Francisco Flávio “Cacimbão”.

De acordo com o secretário, Pedreiras sempre teve problemas com inundações, e s chuvas foram muito fortes e rápidas no último episódio, mas o que se deve observar também é o aumento de lixo jogado nos igarapés, e citou que já nesta semana, vistoriando alguns pontos encontrou fogão no igarapé do Mutirão, cama na Rua do Cantinho, colchão no igarapé próximo ao Nonatinho e até mesmo onde está sendo feito o serviço, foi encontrada uma porta e vários outros objetos.


“Os moradores jogam lixo e terminam resultando em enxurradas e prejuízos, então a população precisa se conscientizar, não jogar lixo e até mesmo ajudar a fiscalizar”, disse Cacimbão.

Antônio Lopes mora há mais de 53 anos nas proximidades do igarapé da Rua Maneco Rêgo, e diz que estava muito raso. “Construíram casas muito perto do igarapé e quando a água vem causa prejuízos, mas acredito que com este serviço não vai mais alagar, mas o problema é que jogam lixo de todo jeito nesse igarapé”, disse.


Morando há 30 anos na Rua Maneco Rêgo, José Bezerra diz acreditar que vai melhorar 100%. “Mas a maioria das pessoas joga lixo direto, como sacolas e outros objetos maiores, sendo que o carro de lixo passa normalmente, alguns preferem jogar no igarapé, o que causa prejuízo para todos. Com esse serviço tenho certeza que vai melhorar, mas o povo precisa ter mais consciência".



0 Comentários