Prefeitura de Pedreiras deu início à campanha Janeiro Branco.
 
Mês de janeiro é dedicado à prevenção e cuidados com a Saúde Mental. Em Pedreiras a campanha “Janeiro Branco” foi lançada em solenidade realizada nesta sexta-feira (17/01), pela Prefeitura de Pedreiras.

Neste ano, a campanha traz como tema: "Mãos que tem a rede de cuidados de saúde mental" com o propósito de fortalecer a rede de atendimentos nesta área. Durante a abertura da campanha, realizada do auditório da Escola Oscar Galvão, foram proferidas palestras pela coordenadora do CAPS AD, Sabrina Barros, que apresentou os serviços e atendimentos oferecidos por toda a rede de prevenção da saúde mental; pela coordenadora do CAPS II, Ivania Sousa; e pela terapeuta  ocupacional, Flávia Morgana, mostrando o projeto "Trabalhar em CAPS é trabalhar em rede".
 
 
“Faremos este mês em especial, campanhas de mobilidade no Sistema Prisional, nas 13 UBS da sede e da zona rural; estaremos promovendo capacitação para toda a rede profissional de saúde social e educação de Pedreiras”, explicou a coordenadora de Saúde Mental, Sabrina Barros.


Raquel Batista é irmã de um dos pacientes atendidos pelo CAPS II, ela participou do evento e compôs a mesa durante a solenidade, representando a Associação de Família de Pessoas com Transtorno Mental e Dependência Química. “O atendimento é perfeito tanto para o paciente como para a família, pois não adianta trabalhar apenas o paciente, mas também envolver a família, e encontramos no CAPS o acolhimento necessário”, disse.
 
 
“Temos alguns serviços que já funcionam no município. Temos o CAPS II que dispõe de atendimento multiprofissional para pacientes com trastornos mentais, temos o CAPS AD que trata de pacientes com dependência química, temos ambulatório de psiquiatria que funciona no Centro de Especialidades com psicólogo e psiquiatra, temos ainda a Rede de Atenção Básica com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família, então é toda uma rede que o município apresenta e disponibiliza à sociedade”

O evento contou com a participação dos usuários dos serviços e familiares; do apóstolo Neto Lucena, representando a Associação de Pastores de Pedreiras; das secretárias municipais Karen Cynthia (Saúde) e Cícera de Maria (Mulher); a coordenadora da Atenção Básica, Laís Amélia, coordenadores e servidores municipais.

Assessoria de Comunicação.  



 

0 Comentários