Mutirão  do Glaucoma em Trizidela do Vale.

O Mutirão do Glaucoma em Trizidela do Vale aconteceu no Centro de Saúde Dr. Pedro Barroso no bairro Aeroporto e os pacientes passaram por exames para verificar a pressão e o fundo dos olhos.

O atendimento iniciou às 14:00 horas  e seguiu até às 17:00 horas, sendo que ao todo foram 266 pessoas atendidas, sendo 111 sem glaucoma e 155 detectados o glaucoma.


Todos os pacientes atendidos receberam unidades de colírio e os casos mais graves foram encaminhados para procedimentos cirúrgicos.

“O município tem uma quantidade significativa de pessoas com a doença, que aparece de forma silenciosa e não tem cura. Esse serviço de prevenção é indispensável, evitando que o glaucoma seja detectado em estágio avançado”, enfatizou a secretária municipal de Saúde Arilene Oliveira.

O gestor Fred Maia também destacou a importância dos mutirões direcionados à saúde dos olhos. “Para ampliar o acesso de centenas de pessoas ao diagnóstico, é preciso um trabalho em conjunto. É assim que conseguimos proporcionar um tratamento mais rápido da doença”.



GLAUCOMA

O glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. 

A pressão intraocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento do glaucoma, não existindo, contudo, uma relação direta entre um determinado valor da pressão intraocular e o aparecimento da doença, ou seja, enquanto uma pessoa pode desenvolver danos no nervo com pressões relativamente baixas, outra pode ter pressão intraocular elevada durante anos sem apresentar lesões.

Assecom - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Trizidela do Vale.



0 Comentários