Defesa Civil de Pedreiras realiza um excelente trabalho.

Apenas 20, dos 217 municípios do Estado Maranhão possuem Defesa Civil, importante órgão que garante assistência às famílias vítimas de desastres naturais, como as chuvas que atingiram o município de Pedreiras nos últimos meses e deixou diversas famílias desalojadas e desabrigadas.

Outros municípios que sofrem com catástrofes e não possuem Defesa Civil, sofrem com a falta de assistência e a demora no envio de ajuda, pois dependem de outros municípios, o que dificulta a solução rápida dos problemas que são urgentes. Em Pedreiras, a Defesa Civil funciona desde de 2008. 

O ano passado, já na gestão da prefeita Vanessa Maia, um plano de contigência foi produzido, antecipando os problemas e minimizando os impactos das cheias do Rio Mearim.

A mesma coisa aconteceu esse ano, quando a Defesa Civil se antecipou a chegada das chuvas e mapeou as áreas de riscos alertando os moradores para os pedidos de se manterem em áreas que podiam haver deslizamento.

Com a ação rápida, a Defesa Civil consegui diminuir o número de famílias desabrigadas e atingidas pelas águas do Rio Mearim.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Raí Brito, a gestão fez um trabalho efetivo de prevenção e conscientização, o que facilitou o trabalho do órgão. 

"O Plano de Contigência envolve todas as secretarias municipais, então essa rede de proteção e de apoio é fundamental para que as ações de concretizem com mais agilidade e assertividade. Essa é a forma da gestão Tempo de Reconstruir agir. Todos juntos pensamos melhor e fazemos mais", afirma Raí.




0 Comentários